Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA: UMA VISÃO CONCEITUAL

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA, OMNILATERALIDADE, EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO EMANCIPADORA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE FAZER UM DIÁLOGO COM DIFERENTES CONCEITOS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS A FIM DE EXTRAIR UMA DEFINIÇÃO MAIS SUBSTANCIAL DO CONCEITO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA. PERPASSAREMOS POR CONCEPÇÕES POSITIVISTAS, FENOMENOLÓGICA E HISTÓRICO-CRÍTICA DA PRÁXIS DOCENTE PARA QUE POSSAMOS ENTENDER A VISÃO QUE SERÁ UTILIZADA COMO ALICERCE PARA DESIGNAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA. ASSIM, POSTERIORMENTE DE UMA FORMA DIDÁTICA EXPLORAREMOS O CONCEITO MARXISTA DE OMNILATERALIDADE JUNTAMENTE DA CONCEPÇÃO FREIREANA DE EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. O INTUITO DE TAL TRABALHO É A POSSIBILIDADE DE FAZER APROXIMAÇÕES TEÓRICAS E PODER CONSTRUIR UM CONCEITO ESPECÍFICO QUE DESIGNA EXCLUSIVAMENTE EM UMA MANEIRA DE SE FAZER A PRÁTICA PEDAGÓGICA SEM ATRELARMOS A CONCEPÇÕES DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, MAS SIM, PELO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DOCENTE COMO TRABALHO MEIO PARA SE CHEGAR À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA PROMOÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL.

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