O PRESENTE TRABALHO TRATA ACERCA DA ACESSIBILIDADE E COMO ESTA SE DÁ DENTRO DO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE, FOCANDO A PESQUISA NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), QUE É O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO O QUAL ESTAMOS INSERIDOS. DENTRO DA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA TRATADA NO CURSO DE PEDAGOGIA, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE PARA AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, POIS TRATA-SE DE UMA CATEGORIA QUE MUITAS VEZES NÃO TEM A ATENÇÃO DEVIDA E A PRÓPRIA ESTRUTURA DA UNIVERSIDADE QUE ESTAMOS INSERIDOS NÃO SE APRESENTA TOTALMENTE ADEQUADA PARA INCLUIR AS PESSOAS NESSA SITUAÇÃO, PRINCIPALMENTE OS CADEIRANTES DEVIDO AS INÚMERAS DIFICULDADES DE MOBILIDADE PRESENTE EM TODOS OS CAMPI DA UNIVERSIDADE. NESSE ESTUDO, FOI POSSÍVEL ANALISAR DE MANEIRA DETALHADA O CONCEITO DE ACESSIBILIDADE, PARA QUE CONSEQUENTEMENTE ANALISÁSSEMOS OS ESPAÇOS DA UNIVERSIDADE E VERIFICÁSSEMOS SE ESTES ESTÃO DE ACORDO COM O QUE OS CONCEITOS E LEIS SOBRE ACESSIBILIDADE TRATAM, COM FOCO NA CATEGORIA DE PESSOAS CADEIRANTES. NESTE ESTUDO, TAMBÉM ENFATIZAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE E COMO ESTAS PODEM SER AGENTES POTENCIALIZADORES E DECISÓRIOS PARA A VIDA DAQUELES QUE NECESSITAM E COMO A EDUCAÇÃO PODE SER UMA FERRAMENTA PODEROSA NESSE ASPECTO DE TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS.