Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA DA TEORIA À PRATICA

Palavra-chaves: PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62326
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3858
    "inscrito_id" => 4325
    "titulo" => "PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA DA TEORIA À PRATICA"
    "resumo" => "O REFERENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSITO CENTRAL RELATAR UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA DISCIPLINA DE PSICOMOTRICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. COM O INTUITO DE OBSERVAR COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA ESCOLA, VISTO QUE É UMA ÁREA DE SUMA IMPORTÂNCIA NESSA ETAPA DA VIDA ESCOLAR DAS CRIANÇAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL LOCALIZADA NO BAIRRO JUVÊNCIO SANTANA, DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER SE OS ALUNOS REALIZAM ATIVIDADES NA ESCOLA QUE AJUDEM EM SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, SABENDO QUE A PSICOMOTRICIDADE É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, ENVOLVENDO OS ASPECTOS EMOCIONAL, COGNITIVO E MOTOR. VISA TAMBÉM ENTENDER COMO ACONTECE O TRABALHO DOCENTE EM SALA DE AULA, ALÉM DE FAZER UMA ANÁLISE DOS RECURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO NESSA FASE EDUCACIONAL. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE OBSERVAÇÃO DIRETA EM SALA DE AULA E TAMBÉM DE FORMA INTERVENTIVA, COM APLICAÇÕES DE BRINCADEIRAS E JOGOS QUE AUXILIEM PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS. UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO, OS AUTORES; ALMEIDA (2014), OLIVEIRA (2010), BRASIL (2009) ENTRE OUTROS.  ESTE ESTUDO TORNOU VIÁVEL CONCLUIR QUE A ESCOLA ANALISADA NÃO OFERECE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE ESTEJA VOLTADA PARA OS ASPECTOS PSICOMOTORES, BEM COMO RECURSOS QUE AUXILIE ESSA PRÁTICA, O QUE, DE MANEIRA GERAL AFETA OU ATRASA O PROGRESSO INFANTIL, VISTO QUE A ESCOLA É UM ÓRGÃO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID4325_25092019142631.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSIANE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE"
    "autor_email" => "josianeoliveira2014.com@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62326
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3858
    "inscrito_id" => 4325
    "titulo" => "PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA DA TEORIA À PRATICA"
    "resumo" => "O REFERENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSITO CENTRAL RELATAR UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA DISCIPLINA DE PSICOMOTRICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. COM O INTUITO DE OBSERVAR COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA ESCOLA, VISTO QUE É UMA ÁREA DE SUMA IMPORTÂNCIA NESSA ETAPA DA VIDA ESCOLAR DAS CRIANÇAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL LOCALIZADA NO BAIRRO JUVÊNCIO SANTANA, DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER SE OS ALUNOS REALIZAM ATIVIDADES NA ESCOLA QUE AJUDEM EM SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, SABENDO QUE A PSICOMOTRICIDADE É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, ENVOLVENDO OS ASPECTOS EMOCIONAL, COGNITIVO E MOTOR. VISA TAMBÉM ENTENDER COMO ACONTECE O TRABALHO DOCENTE EM SALA DE AULA, ALÉM DE FAZER UMA ANÁLISE DOS RECURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO NESSA FASE EDUCACIONAL. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE OBSERVAÇÃO DIRETA EM SALA DE AULA E TAMBÉM DE FORMA INTERVENTIVA, COM APLICAÇÕES DE BRINCADEIRAS E JOGOS QUE AUXILIEM PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS. UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO, OS AUTORES; ALMEIDA (2014), OLIVEIRA (2010), BRASIL (2009) ENTRE OUTROS.  ESTE ESTUDO TORNOU VIÁVEL CONCLUIR QUE A ESCOLA ANALISADA NÃO OFERECE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE ESTEJA VOLTADA PARA OS ASPECTOS PSICOMOTORES, BEM COMO RECURSOS QUE AUXILIE ESSA PRÁTICA, O QUE, DE MANEIRA GERAL AFETA OU ATRASA O PROGRESSO INFANTIL, VISTO QUE A ESCOLA É UM ÓRGÃO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID4325_25092019142631.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSIANE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE"
    "autor_email" => "josianeoliveira2014.com@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O REFERENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSITO CENTRAL RELATAR UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA DISCIPLINA DE PSICOMOTRICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. COM O INTUITO DE OBSERVAR COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA ESCOLA, VISTO QUE É UMA ÁREA DE SUMA IMPORTÂNCIA NESSA ETAPA DA VIDA ESCOLAR DAS CRIANÇAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL LOCALIZADA NO BAIRRO JUVÊNCIO SANTANA, DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER SE OS ALUNOS REALIZAM ATIVIDADES NA ESCOLA QUE AJUDEM EM SEU DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, SABENDO QUE A PSICOMOTRICIDADE É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, ENVOLVENDO OS ASPECTOS EMOCIONAL, COGNITIVO E MOTOR. VISA TAMBÉM ENTENDER COMO ACONTECE O TRABALHO DOCENTE EM SALA DE AULA, ALÉM DE FAZER UMA ANÁLISE DOS RECURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO NESSA FASE EDUCACIONAL. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE OBSERVAÇÃO DIRETA EM SALA DE AULA E TAMBÉM DE FORMA INTERVENTIVA, COM APLICAÇÕES DE BRINCADEIRAS E JOGOS QUE AUXILIEM PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS. UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO, OS AUTORES; ALMEIDA (2014), OLIVEIRA (2010), BRASIL (2009) ENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO TORNOU VIÁVEL CONCLUIR QUE A ESCOLA ANALISADA NÃO OFERECE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE ESTEJA VOLTADA PARA OS ASPECTOS PSICOMOTORES, BEM COMO RECURSOS QUE AUXILIE ESSA PRÁTICA, O QUE, DE MANEIRA GERAL AFETA OU ATRASA O PROGRESSO INFANTIL, VISTO QUE A ESCOLA É UM ÓRGÃO CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.