O REFERIDO ARTIGO APRESENTA CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, ABORDANDO AS SITUAÇÕES VIVENCIADAS POR ESTES PROFISSIONAIS EM SEU DIA A DIA, FAVORECENDO PRÁTICAS COLABORATIVAS E, ESPECIALMENTE, POSSIBILITANDO AOS DIFERENTES SUJEITOS, A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE OU O FORTALECIMENTO DE SUA CULTURA PROFISSIONAL. APESAR DOS PROGRESSOS LEGAIS HISTORICAMENTE ALCANÇADOS COM RELAÇÃO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, AINDA HÁ DESAFIOS QUE NECESSITAM SER ENFRENTADOS, PARA OPORTUNIZAR ÀS CRIANÇAS UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE. UM DELES DIZ RESPEITO À ARTICULAÇÃO DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS COM AS DIFICULDADES E NECESSIDADES VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES NO MOMENTO DE REALIZAR AS DIVERSAS AÇÕES NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DO BRASIL. COMO RESULTADOS, APRESENTAM-SE PROPOSTAS QUE VISE ANALISAR, REFLETIR E CONSTRUIR OS SABERES QUE FORAM ABORDADOS NAS FORMAÇÕES PARA QUE REALMENTE AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS SEJAM EFETIVADAS NA PRÁTICA EM SALA DE AULA.