Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINAR É MISSÃO? REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA PROFISSÃO DOCENTE NO FILME TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS.

Palavra-chaves: PROFISSÃO DOCENTE, REPRESENTAÇÃO SOCIAL, CINEMA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      O PRESENTE ARTIGO ANALISA A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA PROFISSÃO DOCENTE NO FILME BRASILEIRO TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS (2015), A FIM DE DISCUTIR UMA NOTÓRIA CONTRADIÇÃO DO MAGISTÉRIO NO NOSSO PAÍS: A VALORIZAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR, NÃO OBSTANTE A SISTEMÁTICA DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA PROFISSIONAL. PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE O CINEMA É UMA ARTE DE CUNHO\r\n
      INDUSTRIAL E UM PODEROSO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA CUJO DISCURSO GERA E DIFUNDE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS, ENTRE OUTROS ASPECTOS FUNDANTES, INFLUENCIAM NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. EM FUNÇÃO DA PREPONDERÂNCIA DO DISCURSO LIBERAL NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS ACERCA DA EDUCAÇÃO, O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO GANHA NOVAS ATRIBUIÇÕES,\r\n
      DEVENDO, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, DIRIMIR OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE CONTRIBUEM PARA O FRACASSO ESCOLAR. UMA EVIDENTE DESCARACTERIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, QUE GERA EXPECTATIVAS EQUIVOCADAS A RESPEITO DA PROFISSÃO, BEM COMO DO PROFISSIONAL PROFESSOR.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ANALISA A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA PROFISSÃO DOCENTE NO FILME BRASILEIRO TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS (2015), A FIM DE DISCUTIR UMA NOTÓRIA CONTRADIÇÃO DO MAGISTÉRIO NO NOSSO PAÍS: A VALORIZAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR, NÃO OBSTANTE A SISTEMÁTICA DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA PROFISSIONAL. PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE O CINEMA É UMA ARTE DE CUNHO INDUSTRIAL E UM PODEROSO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA CUJO DISCURSO GERA E DIFUNDE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS, ENTRE OUTROS ASPECTOS FUNDANTES, INFLUENCIAM NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. EM FUNÇÃO DA PREPONDERÂNCIA DO DISCURSO LIBERAL NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS ACERCA DA EDUCAÇÃO, O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO GANHA NOVAS ATRIBUIÇÕES, DEVENDO, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, DIRIMIR OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE CONTRIBUEM PARA O FRACASSO ESCOLAR. UMA EVIDENTE DESCARACTERIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, QUE GERA EXPECTATIVAS EQUIVOCADAS A RESPEITO DA PROFISSÃO, BEM COMO DO PROFISSIONAL PROFESSOR.

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