ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO TEÓRICO QUE VERSA SOBRE OS CONCEITOS DE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO, E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ORIGINALMENTE O CONCEITO DE PROFESSOR PESQUISADOR FOI DESENVOLVIDO PELO EDUCADOR INGLÊS LAWRENCE STENHOUSE, EM 1975, EM SUA OBRA “AN INTRODUCTION TO CURRICULUM RESEARCH AND DEVELOPMENT”, ENQUANTO O CONCEITO DE PROFISSIONAL REFLEXIVO FOI DESENVOLVIDO POR DONALD SCHÖN E ADOTADO NO ÂMBITO EDUCACIONAL, MEDIANTE DIVERSAS COMPREENSÕES E DERIVAÇÕES, QUE REFORÇARAM A PERSPECTIVA DO PROFESSOR COMO UM SUJEITO REFLEXIVO. NO DECORRER DA HISTÓRIA EDUCACIONAL ESSES CONCEITOS SE ENTRELAÇAM E POR VEZES SE CONFUNDEM, PASSANDO POR ALGUMAS FASES QUE SERÃO ABORDADAS NESTE TRABALHO. QUANTO AO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, ESTA TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NA QUAL FORAM UTILIZADOS COMO BASE OS SEGUINTES AUTORES: SCHON (1983), ANDRÉ (2001), PIMENTA E GHEDIN (2002), ZEICHNER (1994, 2011), ALARCÃO (2011), DINIZ-PEREIRA E ZEICHNER (2011), DENTRE OUTROS. COMPREENDE-SE, PORTANTO, QUE MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES ESTRUTURAIS E RELACIONADAS À DIVERGÊNCIAS TEÓRICAS, O MOVIMENTO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO TEM O POTENCIAL DE SE TRANSFORMAR EM UM MOVIMENTO CONTRA-HEGEMÔNICO DE ARTICULAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS QUE BUSCAM A CONSTRUÇÃO DE MODELOS CRÍTICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AUXILIANDO NA REJEIÇÃO AS HIERARQUIAS DUALISTAS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, CONHECIMENTO E AÇÃO, TEORIA E PRÁTICA.