Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO USO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, MÉTODOS AVALIATIVOS, INSTRUMENTO AVALIATIVO, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO PROPÕE UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA COM DEZ PROFESSORES DE CINCO MUNICÍPIOS DISTINTOS DO INTERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO, A PROBLEMÁTICA ENVOLVE A ARTICULAÇÃO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS DENTRO DA PRÁTICA DOCENTE COMO MECANISMO DE CARÁTER FACILITADOR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. SABENDO QUE, AVALIAÇÃO É UMA PRÁTICA DIDÁTICA E INTEGRATIVA DO TRABALHO DOCENTE QUE DEVE ACOMPANHAR TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM UM GRUPO DE PROFESSORES QUE DEMONSTRARAM SUAS CONCEPÇÕES A RESPEITO DA TEMÁTICA. SIMULTANEAMENTE FOI FEITO UM APANHADO SOBRE O CONTEÚDO EM BUSCA DE UMA BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA PARA COMPREENDERMOS QUAL A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SER HUMANO. ALGUNS AUTORES COMPREENDEM A AVALIAÇÃO COMO CLASSIFICATÓRIA, ENQUANTO OUTROS RECONHECEM QUE A AVALIAÇÃO PODE SER MEDIADORA, PRIORIZANDO A TOMADA DE DECISÃO BUSCANDO ASSIM AÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO. DIANTE DO ESTUDO FEITO, PODE-SE ENTENDER QUE OS DOCENTES EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO UM VERTENTE PRIMÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E QUE ALGUNS FATORES INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO SEGUIMENTO DESSE PROCESSO, CABENDO AO PROFESSOR DETERMINAR QUAL MÉTODO AVALIATIVO VAI INDUZIR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO SEM ESQUECER DE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SINGULARIDADE DO ALUNO, OU SEJA, COMPREENDER QUE CADA ESTUDANTE REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS VARIADOS ESTÍMULOS PROPOSTOS EM SALA DE AULA.

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