Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO TEXTUAL DE CRÔNICAS E FÁBULAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA PARA OS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, PRODUÇÃO TEXTUAL, CRÔNICA, FÁBULA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58736
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2907
    "inscrito_id" => 7327
    "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL DE CRÔNICAS E FÁBULAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE  QUÍMICA PARA OS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O PROCESSO DE ENSINO É ALGO QUE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, COM ISSO, O DOCENTE DEPARA-SE COM REALIDADES TÃO HETEROGÊNEAS E MUTÁVEIS QUANTO A HUMANIDADE. ESSES CASOS EXIGEM QUE O PROFESSOR ENTENDA QUE CADA ESTUDANTE APRENDE OS CONTEÚDOS A PARTIR DO CONHECIMENTO QUE POSSUI, SENDO UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA AO EDUCADOR UTILIZAR A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS ATRAVÉS DE NOVAS METODOLOGIAS, OBJETIVANDO FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE ARTIGO, UTILIZOU-SE A PRODUÇÃO TEXTUAL COMO UMA FORMA DE INCENTIVAR OS ALUNOS A OBSERVAREM OS FENÔMENOS QUÍMICOS QUE ACONTECEM AO SEU REDOR, BUSCANDO EXPLICAÇÕES PARA OS MESMOS. FORAM SELECIONADOS PARA A ESCRITA OS GÊNEROS CRÔNICA E FÁBULA, POIS A CRÔNICA RETRATA FATOS PRESENTES NO COTIDIANO DAS PESSOAS E A FÁBULA TEM POR CARACTERÍSTICA A NARRAÇÃO DE UMA HISTÓRIA, E AMBAS GERALMENTE ENVOLVEM UMA LINGUAGEM COLOQUIAL. NO PROCESSO METODOLÓGICO, O PROFESSOR DE QUÍMICA PROPÔS AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO, DO IFTO CAMPUS GURUPI, A CRIAÇÃO DE UMA CRÔNICA OU FÁBULA QUE ABRANGESSE UM CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA DE AULA, NÃO ESTANDO LIMITADO AO MESMO. DIANTE DISSO, OS DISCENTES, INICIALMENTE, TIVERAM MUITAS DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO DOS TEXTOS, MAS APÓS PESQUISAS E DISCUSSÕES COM O PROFESSOR, OS MESMOS CONSEGUIRAM DESENVOLVER TEXTOS DE QUALIDADE E ESTABELECER COMPARAÇÕES NO MOMENTO DE EXPLICAR CONCEITOS QUÍMICOS, FACILITANDO O ENTENDIMENTO DE FUTUROS LEITORES. BASEADO NISSO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE  OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM ABSORVER E TRANSMITIR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS, UTILIZANDO UMA LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA, EXPLICANDO OS CONCEITOS QUÍMICOS NECESSÁRIOS DE FORMA CLARA, LÚDICA E DINÂMICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PRODUÇÃO TEXTUAL, CRÔNICA, FÁBULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7327_03092019153514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANILO GONÇALVES"
    "autor_email" => "danilogonsi@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFTO - CAMPUS GURUPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58736
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2907
    "inscrito_id" => 7327
    "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL DE CRÔNICAS E FÁBULAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE  QUÍMICA PARA OS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O PROCESSO DE ENSINO É ALGO QUE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, COM ISSO, O DOCENTE DEPARA-SE COM REALIDADES TÃO HETEROGÊNEAS E MUTÁVEIS QUANTO A HUMANIDADE. ESSES CASOS EXIGEM QUE O PROFESSOR ENTENDA QUE CADA ESTUDANTE APRENDE OS CONTEÚDOS A PARTIR DO CONHECIMENTO QUE POSSUI, SENDO UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA AO EDUCADOR UTILIZAR A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS ATRAVÉS DE NOVAS METODOLOGIAS, OBJETIVANDO FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE ARTIGO, UTILIZOU-SE A PRODUÇÃO TEXTUAL COMO UMA FORMA DE INCENTIVAR OS ALUNOS A OBSERVAREM OS FENÔMENOS QUÍMICOS QUE ACONTECEM AO SEU REDOR, BUSCANDO EXPLICAÇÕES PARA OS MESMOS. FORAM SELECIONADOS PARA A ESCRITA OS GÊNEROS CRÔNICA E FÁBULA, POIS A CRÔNICA RETRATA FATOS PRESENTES NO COTIDIANO DAS PESSOAS E A FÁBULA TEM POR CARACTERÍSTICA A NARRAÇÃO DE UMA HISTÓRIA, E AMBAS GERALMENTE ENVOLVEM UMA LINGUAGEM COLOQUIAL. NO PROCESSO METODOLÓGICO, O PROFESSOR DE QUÍMICA PROPÔS AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO, DO IFTO CAMPUS GURUPI, A CRIAÇÃO DE UMA CRÔNICA OU FÁBULA QUE ABRANGESSE UM CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA DE AULA, NÃO ESTANDO LIMITADO AO MESMO. DIANTE DISSO, OS DISCENTES, INICIALMENTE, TIVERAM MUITAS DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO DOS TEXTOS, MAS APÓS PESQUISAS E DISCUSSÕES COM O PROFESSOR, OS MESMOS CONSEGUIRAM DESENVOLVER TEXTOS DE QUALIDADE E ESTABELECER COMPARAÇÕES NO MOMENTO DE EXPLICAR CONCEITOS QUÍMICOS, FACILITANDO O ENTENDIMENTO DE FUTUROS LEITORES. BASEADO NISSO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE  OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM ABSORVER E TRANSMITIR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS, UTILIZANDO UMA LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA, EXPLICANDO OS CONCEITOS QUÍMICOS NECESSÁRIOS DE FORMA CLARA, LÚDICA E DINÂMICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PRODUÇÃO TEXTUAL, CRÔNICA, FÁBULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7327_03092019153514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANILO GONÇALVES"
    "autor_email" => "danilogonsi@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFTO - CAMPUS GURUPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PROCESSO DE ENSINO É ALGO QUE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, COM ISSO, O DOCENTE DEPARA-SE COM REALIDADES TÃO HETEROGÊNEAS E MUTÁVEIS QUANTO A HUMANIDADE. ESSES CASOS EXIGEM QUE O PROFESSOR ENTENDA QUE CADA ESTUDANTE APRENDE OS CONTEÚDOS A PARTIR DO CONHECIMENTO QUE POSSUI, SENDO UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA AO EDUCADOR UTILIZAR A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS ATRAVÉS DE NOVAS METODOLOGIAS, OBJETIVANDO FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE ARTIGO, UTILIZOU-SE A PRODUÇÃO TEXTUAL COMO UMA FORMA DE INCENTIVAR OS ALUNOS A OBSERVAREM OS FENÔMENOS QUÍMICOS QUE ACONTECEM AO SEU REDOR, BUSCANDO EXPLICAÇÕES PARA OS MESMOS. FORAM SELECIONADOS PARA A ESCRITA OS GÊNEROS CRÔNICA E FÁBULA, POIS A CRÔNICA RETRATA FATOS PRESENTES NO COTIDIANO DAS PESSOAS E A FÁBULA TEM POR CARACTERÍSTICA A NARRAÇÃO DE UMA HISTÓRIA, E AMBAS GERALMENTE ENVOLVEM UMA LINGUAGEM COLOQUIAL. NO PROCESSO METODOLÓGICO, O PROFESSOR DE QUÍMICA PROPÔS AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO, DO IFTO CAMPUS GURUPI, A CRIAÇÃO DE UMA CRÔNICA OU FÁBULA QUE ABRANGESSE UM CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA DE AULA, NÃO ESTANDO LIMITADO AO MESMO. DIANTE DISSO, OS DISCENTES, INICIALMENTE, TIVERAM MUITAS DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO DOS TEXTOS, MAS APÓS PESQUISAS E DISCUSSÕES COM O PROFESSOR, OS MESMOS CONSEGUIRAM DESENVOLVER TEXTOS DE QUALIDADE E ESTABELECER COMPARAÇÕES NO MOMENTO DE EXPLICAR CONCEITOS QUÍMICOS, FACILITANDO O ENTENDIMENTO DE FUTUROS LEITORES. BASEADO NISSO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM ABSORVER E TRANSMITIR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS, UTILIZANDO UMA LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA, EXPLICANDO OS CONCEITOS QUÍMICOS NECESSÁRIOS DE FORMA CLARA, LÚDICA E DINÂMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.