DIFICULDADES APONTADAS POR PROFESSORES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA DA UFPB, PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA NA PARAÍBA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59907 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2357 "inscrito_id" => 7876 "titulo" => "DIFICULDADES APONTADAS POR PROFESSORES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA DA UFPB, PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA NA PARAÍBA" "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA SE CONSTITUI COMO UMA CONDIÇÃO PRIMORDIAL PARA O DESEMPENHO PROFISSIONAL DOCENTE. ALGUNS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO TEM INVESTIDO NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ÁREAS. O PROFBIO (PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE BIOLOGIA) OFERECE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA AO ENSINO INOVADOR POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS (MA). ESTAS VISAM ATENDER UMA LACUNA NA QUAL O ENSINO TRADICIONAL NÃO CONSEGUE, QUE É ACOMPANHAR AS DEMANDAS DOS JOVENS E DA SOCIEDADE ATUAL. POR MEIO DA MA O ALUNO PASSA A SER O PROTAGONISTA DE SUA FORMAÇÃO. ENTRETANTO, NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AINDA SÃO ENCONTRADOS MUITOS DESAFIOS PARA O ALCANCE DAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS. A PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA DA PARAÍBA. FOI UM ESTUDO QUANTI-QUALITATIVO. ENVOLVEU PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO, QUE SÃO MESTRANDOS DO PROFBIO NA UFPB. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE - FERRAMENTA GOOGLE FORMULÁRIOS. A AMOSTRA SE CONSTITUIU DE 26 DOCENTES. OS RESULTADOS CONFIRMAM OS MUITOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELOS PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUPERAÇÃO AO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, POIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO ESTÃO LIGADOS A MUITAS VARIÁVEIS. DESTA FORMA, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE QUE O ESPAÇO ESCOLAR SEJA ALTERADO PARA INCORPORAR OS NOVOS CENÁRIOS EDUCATIVOS, SE ADEQUANDO ÀS NECESSIDADES DOS JOVENS E ACOMPANHANDO AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7876_16082019182417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LAURA CALAZANS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAURA CALAZANS" "autor_email" => "laura.cal33@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59907 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2357 "inscrito_id" => 7876 "titulo" => "DIFICULDADES APONTADAS POR PROFESSORES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA DA UFPB, PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA NA PARAÍBA" "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA SE CONSTITUI COMO UMA CONDIÇÃO PRIMORDIAL PARA O DESEMPENHO PROFISSIONAL DOCENTE. ALGUNS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO TEM INVESTIDO NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ÁREAS. O PROFBIO (PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE BIOLOGIA) OFERECE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA AO ENSINO INOVADOR POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS (MA). ESTAS VISAM ATENDER UMA LACUNA NA QUAL O ENSINO TRADICIONAL NÃO CONSEGUE, QUE É ACOMPANHAR AS DEMANDAS DOS JOVENS E DA SOCIEDADE ATUAL. POR MEIO DA MA O ALUNO PASSA A SER O PROTAGONISTA DE SUA FORMAÇÃO. ENTRETANTO, NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AINDA SÃO ENCONTRADOS MUITOS DESAFIOS PARA O ALCANCE DAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS. A PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA DA PARAÍBA. FOI UM ESTUDO QUANTI-QUALITATIVO. ENVOLVEU PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO, QUE SÃO MESTRANDOS DO PROFBIO NA UFPB. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE - FERRAMENTA GOOGLE FORMULÁRIOS. A AMOSTRA SE CONSTITUIU DE 26 DOCENTES. OS RESULTADOS CONFIRMAM OS MUITOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELOS PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUPERAÇÃO AO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, POIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM NESSE PROCESSO ESTÃO LIGADOS A MUITAS VARIÁVEIS. DESTA FORMA, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE QUE O ESPAÇO ESCOLAR SEJA ALTERADO PARA INCORPORAR OS NOVOS CENÁRIOS EDUCATIVOS, SE ADEQUANDO ÀS NECESSIDADES DOS JOVENS E ACOMPANHANDO AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7876_16082019182417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LAURA CALAZANS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAURA CALAZANS" "autor_email" => "laura.cal33@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }