Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A OBRA LITERÁRIA COMO FONTE DE ESTUDO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, LITERATURA, HISTÓRIA, ROMANCE, ROMANCE Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É APRESENTAR UMA REFLEXÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA COMO FONTE DE ESTUDO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A OBRA LITERÁRIA, ALÉM DE SER PRODUTO DE SEU TEMPO, É REFLEXO DAS CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS DO MEIO EM QUE OS AUTORES SE INSEREM. DESSE MODO, CONFIGURA-SE COMO UMA IMPORTANTE FONTE DE ESTUDO DA HISTÓRIA E MAIS ESPECIFICAMENTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE NATUREZA HISTORIOGRÁFICA, COM FOCO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, A PARTIR DA LEITURA ANALÍTICA DE MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, DE MACHADO DE ASSIS. AO LONGO DO ARTIGO, VERIFICA-SE QUE, POR MEIO DE OBRAS FICCIONAIS, É POSSÍVEL ANALISAR A CONFIGURAÇÃO E A RECONFIGURAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA, NO PROJETO EDUCACIONAL REPUBLICANO. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, FAREMOS USO DAS CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDIOSOS COMO SANDRA PESAVENTO, ANTONIO CANDIDO, PAUL RICOEUR E DERMEVAL SAVIANI.

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