ATUALMENTE, A FÍSICA É VISTA COM MAUS OLHOS POR PARTES DOS ALUNOS. DOIS MOTIVOS PODEM SER APONTADOS COMO PRINCIPAIS PARA ESSE FATO; A PARTE MATEMÁTICA PRESENTE NA DISCIPLINA E A METODOLOGIA APLICADA PELO PROFESSOR. POR ESSE MOTIVO TORNA-SE NECESSÁRIO O USO DE NOVOS MÉTODOS E RECURSOS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS E PROPORCIONAR UM PROCESSO DE ENSINO MAIS ACOLHEDOR E INTERESSANTE. DIVERSOS PODEM SER ESTES RECURSOS. A LITERATURA TEM FOCADO CONSTANTEMENTE EM APOSTAR NOS EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO, OU LABORATÓRIOS VIRTUAIS. TODAVIA, ESTE TRABALHO PROPÕE O USO DE UM RECURSO DIFERENCIADO, INSTIGANTE E INOVADOR: AS MAQUETES. ESTA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE DIVERSOS CONTEÚDOS E DISCIPLINAS, PORÉM, DECIDIU-SE ABORDAR SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE FÍSICA, DELIMITANDO-SE AOS ESTUDOS DE ELETRODINÂMICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS.
TENDO EM VISTA ESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPOR UMA NOVA METODOLOGIA; A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA PROMOVER ESTE TRABALHO FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA BÁSICA. APRESENTA-SE AINDA UM MODELO DE CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE PARA NORTEAR E INSPIRAR OS PROFESSORES, TANTO NO PLANEJAMENTO QUANTO NA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA.
ESTA PROPOSTA ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS MOMENTOS. PRIMEIRAMENTE, DESCREVEU-SE O POTENCIAL PEDAGÓGICO DESTES INSTRUMENTOS EM OUTROS ASSUNTOS DA FÍSICA E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. NO SEGUNDO MOMENTO DESCREVE-SE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MAQUETE E INSTRUÇÕES QUE VISAM SUBSIDIAR OS PROFESSORES NA APLICAÇÃO DESSA PROPOSTA METODOLÓGICA. ALÉM DE APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DESTE RECURSO NO ENSINO DE FÍSICA.