Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE MAQUETES NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS

Palavra-chaves: MAQUETES, ENSINO DE FÍSICA, ELETRODINÂMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62945 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2033 "inscrito_id" => 9184 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MAQUETES NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS" "resumo" => """ ATUALMENTE, A FÍSICA É VISTA COM MAUS OLHOS POR PARTES DOS ALUNOS. DOIS MOTIVOS PODEM SER APONTADOS COMO PRINCIPAIS PARA ESSE FATO; A PARTE MATEMÁTICA PRESENTE NA DISCIPLINA E A METODOLOGIA APLICADA PELO PROFESSOR. POR ESSE MOTIVO TORNA-SE NECESSÁRIO O USO DE NOVOS MÉTODOS E RECURSOS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS E PROPORCIONAR UM PROCESSO DE ENSINO MAIS ACOLHEDOR E INTERESSANTE. DIVERSOS PODEM SER ESTES RECURSOS. A LITERATURA TEM FOCADO CONSTANTEMENTE EM APOSTAR NOS EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO, OU LABORATÓRIOS VIRTUAIS. TODAVIA, ESTE TRABALHO PROPÕE O USO DE UM RECURSO DIFERENCIADO, INSTIGANTE E INOVADOR: AS MAQUETES. ESTA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE DIVERSOS CONTEÚDOS E DISCIPLINAS, PORÉM, DECIDIU-SE ABORDAR SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE FÍSICA, DELIMITANDO-SE AOS ESTUDOS DE ELETRODINÂMICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS.\r\nATUALMENTE, A FÍSICA É VISTA COM MAUS OLHOS POR PARTES DOS ALUNOS. DOIS MOTIVOS PODEM SER APONTADOS COMO PRINCIPAIS PARA ESSE FATO; A PARTE MATEMÁTICA PRESENTE TENDO EM VISTA ESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPOR UMA NOVA METODOLOGIA; A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA PROMOVER ESTE TRABALHO FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA BÁSICA. APRESENTA-SE AINDA UM MODELO DE CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE PARA NORTEAR E INSPIRAR OS PROFESSORES, TANTO NO PLANEJAMENTO QUANTO NA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA.\r\nTENDO EM VISTA ESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPOR UMA NOVA METODOLOGIA; A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO D ESTA PROPOSTA ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS MOMENTOS. PRIMEIRAMENTE, DESCREVEU-SE O POTENCIAL PEDAGÓGICO DESTES INSTRUMENTOS EM OUTROS ASSUNTOS DA FÍSICA E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. NO SEGUNDO MOMENTO DESCREVE-SE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MAQUETE E INSTRUÇÕES QUE VISAM SUBSIDIAR OS PROFESSORES NA APLICAÇÃO DESSA PROPOSTA METODOLÓGICA. ALÉM DE APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DESTE RECURSO NO ENSINO DE FÍSICA.ESTA PROPOSTA ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS MOMENTOS. PRIMEIRAMENTE, DESCREVEU-SE O POTENCIAL PEDAGÓGICO DESTES INSTRUMENTOS EM OUTROS ASSUNTOS DA FÍSICA E OUTRAS ÁREAS """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MAQUETES, ENSINO DE FÍSICA, ELETRODINÂMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID9184_15082019141458.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGNER WENDEL OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "AGNER WENDEL" "autor_email" => "awos801@outlook.com" "autor_ies" => "IFMA - SANTA INÊS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62945 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2033 "inscrito_id" => 9184 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MAQUETES NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS" "resumo" => """ ATUALMENTE, A FÍSICA É VISTA COM MAUS OLHOS POR PARTES DOS ALUNOS. DOIS MOTIVOS PODEM SER APONTADOS COMO PRINCIPAIS PARA ESSE FATO; A PARTE MATEMÁTICA PRESENTE NA DISCIPLINA E A METODOLOGIA APLICADA PELO PROFESSOR. POR ESSE MOTIVO TORNA-SE NECESSÁRIO O USO DE NOVOS MÉTODOS E RECURSOS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS E PROPORCIONAR UM PROCESSO DE ENSINO MAIS ACOLHEDOR E INTERESSANTE. DIVERSOS PODEM SER ESTES RECURSOS. A LITERATURA TEM FOCADO CONSTANTEMENTE EM APOSTAR NOS EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO, OU LABORATÓRIOS VIRTUAIS. TODAVIA, ESTE TRABALHO PROPÕE O USO DE UM RECURSO DIFERENCIADO, INSTIGANTE E INOVADOR: AS MAQUETES. ESTA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE DIVERSOS CONTEÚDOS E DISCIPLINAS, PORÉM, DECIDIU-SE ABORDAR SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE FÍSICA, DELIMITANDO-SE AOS ESTUDOS DE ELETRODINÂMICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS.\r\nATUALMENTE, A FÍSICA É VISTA COM MAUS OLHOS POR PARTES DOS ALUNOS. DOIS MOTIVOS PODEM SER APONTADOS COMO PRINCIPAIS PARA ESSE FATO; A PARTE MATEMÁTICA PRESENTE TENDO EM VISTA ESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPOR UMA NOVA METODOLOGIA; A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA PROMOVER ESTE TRABALHO FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA BÁSICA. APRESENTA-SE AINDA UM MODELO DE CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE PARA NORTEAR E INSPIRAR OS PROFESSORES, TANTO NO PLANEJAMENTO QUANTO NA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA.\r\nTENDO EM VISTA ESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPOR UMA NOVA METODOLOGIA; A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO D ESTA PROPOSTA ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS MOMENTOS. PRIMEIRAMENTE, DESCREVEU-SE O POTENCIAL PEDAGÓGICO DESTES INSTRUMENTOS EM OUTROS ASSUNTOS DA FÍSICA E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. NO SEGUNDO MOMENTO DESCREVE-SE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MAQUETE E INSTRUÇÕES QUE VISAM SUBSIDIAR OS PROFESSORES NA APLICAÇÃO DESSA PROPOSTA METODOLÓGICA. ALÉM DE APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DESTE RECURSO NO ENSINO DE FÍSICA.ESTA PROPOSTA ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS MOMENTOS. PRIMEIRAMENTE, DESCREVEU-SE O POTENCIAL PEDAGÓGICO DESTES INSTRUMENTOS EM OUTROS ASSUNTOS DA FÍSICA E OUTRAS ÁREAS """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MAQUETES, ENSINO DE FÍSICA, ELETRODINÂMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID9184_15082019141458.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGNER WENDEL OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "AGNER WENDEL" "autor_email" => "awos801@outlook.com" "autor_ies" => "IFMA - SANTA INÊS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ATUALMENTE, A FÍSICA É VISTA COM MAUS OLHOS POR PARTES DOS ALUNOS. DOIS MOTIVOS PODEM SER APONTADOS COMO PRINCIPAIS PARA ESSE FATO; A PARTE MATEMÁTICA PRESENTE NA DISCIPLINA E A METODOLOGIA APLICADA PELO PROFESSOR. POR ESSE MOTIVO TORNA-SE NECESSÁRIO O USO DE NOVOS MÉTODOS E RECURSOS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS E PROPORCIONAR UM PROCESSO DE ENSINO MAIS ACOLHEDOR E INTERESSANTE. DIVERSOS PODEM SER ESTES RECURSOS. A LITERATURA TEM FOCADO CONSTANTEMENTE EM APOSTAR NOS EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO, OU LABORATÓRIOS VIRTUAIS. TODAVIA, ESTE TRABALHO PROPÕE O USO DE UM RECURSO DIFERENCIADO, INSTIGANTE E INOVADOR: AS MAQUETES. ESTA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE DIVERSOS CONTEÚDOS E DISCIPLINAS, PORÉM, DECIDIU-SE ABORDAR SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE FÍSICA, DELIMITANDO-SE AOS ESTUDOS DE ELETRODINÂMICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS. TENDO EM VISTA ESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPOR UMA NOVA METODOLOGIA; A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA PROMOVER ESTE TRABALHO FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA BÁSICA. APRESENTA-SE AINDA UM MODELO DE CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE PARA NORTEAR E INSPIRAR OS PROFESSORES, TANTO NO PLANEJAMENTO QUANTO NA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. ESTA PROPOSTA ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS MOMENTOS. PRIMEIRAMENTE, DESCREVEU-SE O POTENCIAL PEDAGÓGICO DESTES INSTRUMENTOS EM OUTROS ASSUNTOS DA FÍSICA E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. NO SEGUNDO MOMENTO DESCREVE-SE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MAQUETE E INSTRUÇÕES QUE VISAM SUBSIDIAR OS PROFESSORES NA APLICAÇÃO DESSA PROPOSTA METODOLÓGICA. ALÉM DE APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DESTE RECURSO NO ENSINO DE FÍSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.