REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS DEMANDAS DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR – PESQUISADOR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62429 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2413 "inscrito_id" => 5406 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS DEMANDAS DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR – PESQUISADOR" "resumo" => "O PROFESSOR DE HOJE NÃO É VISTO APENAS COMO FIGURA DE LIDERANÇA NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE MASSAS, MAS COMO SUJEITO EM CONSTANTE APRENDIZAGEM, MOTIVADO PELA DINÂMICA COTIDIANA DE SEU AMBIENTE SOCIAL E DE TRABALHO. DESDE MEADOS DO SÉCULO XX, O PROFESSOR COMEÇA A QUESTIONAR SEU TRABALHO COMO FACILITADOR DE ESPAÇOS DE ENSINO, NO QUAL É O ÚNICO QUE CONTÉM CERTO CONHECIMENTO E PASSA A SER ENTENDIDO COMO UM PROFISSIONAL QUE REQUER OUTROS ESPAÇOS QUE LHE PERMITAM ATUALIZAR E MANTER ATIVA SUA VOCAÇÃO. A PARTIR DAÍ O EDUCADOR É TAMBÉM PESQUISADOR EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO, QUE ALÉM DE ENSINAR, PRETENDE ENTENDER SEU OFÍCIO A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS, SITUAÇÕES E CONTEXTOS. NO ENTANTO, AINDA HOJE, CONTINUA LUTANDO PARA NÃO CAIR NO PAPEL DE CONTENTOR DE INFORMAÇÃO QUE É ESTRITAMENTE GOVERNADO PELA ESTRUTURA NORMATIVA E MORAL IMPOSTA PELAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E ESCOLARES. ESTE ARTIGO FOI BASEADO EM UMA REVISÃO DA LITERATURA QUE EXPÕE O PANORAMA HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DOS DOCENTES E A REINVENÇÃO DE SUA PROFISSÃO NA ATUALIDADE. O OBJETIVO DA REVISÃO DESSES DOCUMENTOS FOI IDENTIFICAR OS ALCANCES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DO EXERCÍCIO DO PROFESSOR PESQUISADOR, A PARTIR DAS PRINCIPAIS DISCUSSÕES ACADÊMICAS QUE EMERGEM DAS CORRENTES TEÓRICAS DO PENSAMENTO CRÍTICO EM EDUCAÇÃO E DAS DEMANDAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. NESSE SENTIDO, PODE-SE DIZER QUE, EMBORA O TRABALHO DO EDUCADOR TENHA ADQUIRIDO UM CARÁTER MAIS AUTÔNOMO E FLEXÍVEL, AINDA ESTÁ SUJEITO A PARÂMETROS INSTITUCIONAIS GOVERNAMENTAIS E EDUCACIONAIS, DE MODO QUE EXPLORAR NOVOS PARADIGMAS EM SUA ATUAÇÃO TORNA-SE UMA VERDADEIRA FAÇANHA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PENSAMENTO CRÍTICO, TEORIAS E METODOLOGIAS PÓS-MODERNAS, PROFESSOR-PESQUISADOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5406_18082019182027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA MARCELA CUBIDES SANCHEZ" "autor_nome_curto" => "LAURA MARCELA CUBIDES SANCHEZ" "autor_email" => "lauracubides20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62429 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2413 "inscrito_id" => 5406 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS DEMANDAS DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR – PESQUISADOR" "resumo" => "O PROFESSOR DE HOJE NÃO É VISTO APENAS COMO FIGURA DE LIDERANÇA NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE MASSAS, MAS COMO SUJEITO EM CONSTANTE APRENDIZAGEM, MOTIVADO PELA DINÂMICA COTIDIANA DE SEU AMBIENTE SOCIAL E DE TRABALHO. DESDE MEADOS DO SÉCULO XX, O PROFESSOR COMEÇA A QUESTIONAR SEU TRABALHO COMO FACILITADOR DE ESPAÇOS DE ENSINO, NO QUAL É O ÚNICO QUE CONTÉM CERTO CONHECIMENTO E PASSA A SER ENTENDIDO COMO UM PROFISSIONAL QUE REQUER OUTROS ESPAÇOS QUE LHE PERMITAM ATUALIZAR E MANTER ATIVA SUA VOCAÇÃO. A PARTIR DAÍ O EDUCADOR É TAMBÉM PESQUISADOR EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO, QUE ALÉM DE ENSINAR, PRETENDE ENTENDER SEU OFÍCIO A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS, SITUAÇÕES E CONTEXTOS. NO ENTANTO, AINDA HOJE, CONTINUA LUTANDO PARA NÃO CAIR NO PAPEL DE CONTENTOR DE INFORMAÇÃO QUE É ESTRITAMENTE GOVERNADO PELA ESTRUTURA NORMATIVA E MORAL IMPOSTA PELAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E ESCOLARES. ESTE ARTIGO FOI BASEADO EM UMA REVISÃO DA LITERATURA QUE EXPÕE O PANORAMA HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DOS DOCENTES E A REINVENÇÃO DE SUA PROFISSÃO NA ATUALIDADE. O OBJETIVO DA REVISÃO DESSES DOCUMENTOS FOI IDENTIFICAR OS ALCANCES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DO EXERCÍCIO DO PROFESSOR PESQUISADOR, A PARTIR DAS PRINCIPAIS DISCUSSÕES ACADÊMICAS QUE EMERGEM DAS CORRENTES TEÓRICAS DO PENSAMENTO CRÍTICO EM EDUCAÇÃO E DAS DEMANDAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. NESSE SENTIDO, PODE-SE DIZER QUE, EMBORA O TRABALHO DO EDUCADOR TENHA ADQUIRIDO UM CARÁTER MAIS AUTÔNOMO E FLEXÍVEL, AINDA ESTÁ SUJEITO A PARÂMETROS INSTITUCIONAIS GOVERNAMENTAIS E EDUCACIONAIS, DE MODO QUE EXPLORAR NOVOS PARADIGMAS EM SUA ATUAÇÃO TORNA-SE UMA VERDADEIRA FAÇANHA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PENSAMENTO CRÍTICO, TEORIAS E METODOLOGIAS PÓS-MODERNAS, PROFESSOR-PESQUISADOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5406_18082019182027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA MARCELA CUBIDES SANCHEZ" "autor_nome_curto" => "LAURA MARCELA CUBIDES SANCHEZ" "autor_email" => "lauracubides20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }