INTERFACES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60839 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2898 "inscrito_id" => 11119 "titulo" => "INTERFACES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UM ESTUDO CAPAZ DE CONTRIBUIR E FACILITAR A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DO CÁLCULO VETORIAL E O DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DESSES OBJETOS, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE COMPUTACIONAL GEOGEBRA. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/CAMPUS IV, EM RIO TINTO–PB, SURGINDO COMO ELEMENTO DE APOIO DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM QUE ESSES ALUNOS APRESENTAM NO QUE DIZ RESPEITO AO ESTUDO DOS VETORES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CARACTERIZA-SE EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA FOI CLASSIFICADA QUANTO AOS OBJETIVOS COMO UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, JÁ EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS FOI UTILIZADO O ESTUDO DE CASO E QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA. OS INSTRUMENTOS EMPREGADOS NA COLETA DE DADOS DA PESQUISA FORAM ATIVIDADES REALIZADAS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA E UM QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO, CONTENDO QUATRO QUESTÕES ABERTAS. O TAMANHO DA AMOSTRA FORAM 15 ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB. COM RELAÇÃO AOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR OS IMPACTOS POSITIVOS E ESCLARECEDORES QUE O USO DO SOFTWARE TEVE PARA COM ENSINO DO CÁLCULO VETORIAL. CABE DESTACAR AINDA, QUE AO FINAL DA PESQUISA, OS ALUNOS OPINARAM QUE A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO TRATAMENTO DE VETORES FACILITOU BASTANTE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO DOS VETORES, QUE ANTES ERAM FEITAS APENAS COM O USO DE LÁPIS E PAPEL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "VETORES, ÁREAS, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID11119_03092019114014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSY JONES FLORENCIO ALVES" "autor_nome_curto" => "CASSY" "autor_email" => "Cassyjj16@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB CAMPUS IV" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60839 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2898 "inscrito_id" => 11119 "titulo" => "INTERFACES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UM ESTUDO CAPAZ DE CONTRIBUIR E FACILITAR A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DO CÁLCULO VETORIAL E O DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DESSES OBJETOS, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE COMPUTACIONAL GEOGEBRA. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/CAMPUS IV, EM RIO TINTO–PB, SURGINDO COMO ELEMENTO DE APOIO DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM QUE ESSES ALUNOS APRESENTAM NO QUE DIZ RESPEITO AO ESTUDO DOS VETORES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CARACTERIZA-SE EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA FOI CLASSIFICADA QUANTO AOS OBJETIVOS COMO UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, JÁ EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS FOI UTILIZADO O ESTUDO DE CASO E QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA. OS INSTRUMENTOS EMPREGADOS NA COLETA DE DADOS DA PESQUISA FORAM ATIVIDADES REALIZADAS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA E UM QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO, CONTENDO QUATRO QUESTÕES ABERTAS. O TAMANHO DA AMOSTRA FORAM 15 ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB. COM RELAÇÃO AOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR OS IMPACTOS POSITIVOS E ESCLARECEDORES QUE O USO DO SOFTWARE TEVE PARA COM ENSINO DO CÁLCULO VETORIAL. CABE DESTACAR AINDA, QUE AO FINAL DA PESQUISA, OS ALUNOS OPINARAM QUE A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO TRATAMENTO DE VETORES FACILITOU BASTANTE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO DOS VETORES, QUE ANTES ERAM FEITAS APENAS COM O USO DE LÁPIS E PAPEL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "VETORES, ÁREAS, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID11119_03092019114014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSY JONES FLORENCIO ALVES" "autor_nome_curto" => "CASSY" "autor_email" => "Cassyjj16@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB CAMPUS IV" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }