Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 241
INTERFACES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: VETORES, ÁREAS, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UM ESTUDO CAPAZ DE CONTRIBUIR E FACILITAR A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DO CÁLCULO VETORIAL E O DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DESSES OBJETOS, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE COMPUTACIONAL GEOGEBRA. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/CAMPUS IV, EM RIO TINTO–PB, SURGINDO COMO ELEMENTO DE APOIO DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM QUE ESSES ALUNOS APRESENTAM NO QUE DIZ RESPEITO AO ESTUDO DOS VETORES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CARACTERIZA-SE EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA FOI CLASSIFICADA QUANTO AOS OBJETIVOS COMO UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, JÁ EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS FOI UTILIZADO O ESTUDO DE CASO E QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA. OS INSTRUMENTOS EMPREGADOS NA COLETA DE DADOS DA PESQUISA FORAM ATIVIDADES REALIZADAS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA E UM QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO, CONTENDO QUATRO QUESTÕES ABERTAS. O TAMANHO DA AMOSTRA FORAM 15 ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB. COM RELAÇÃO AOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR OS IMPACTOS POSITIVOS E ESCLARECEDORES QUE O USO DO SOFTWARE TEVE PARA COM ENSINO DO CÁLCULO VETORIAL. CABE DESTACAR AINDA, QUE AO FINAL DA PESQUISA, OS ALUNOS OPINARAM QUE A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO TRATAMENTO DE VETORES FACILITOU BASTANTE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO DOS VETORES, QUE ANTES ERAM FEITAS APENAS COM O USO DE LÁPIS E PAPEL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.