Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ARTE COMO FORMA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA E.M.E.F. PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA CALDAS NA VILA DE AREIÃO

Palavra-chaves: ARTE, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58040
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 919
    "inscrito_id" => 6665
    "titulo" => "A ARTE COMO FORMA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA E.M.E.F. PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA CALDAS NA VILA DE AREIÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA A PROPOSTA DO PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO: “A ARTE COMO FORMA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN” REALIZADO NA E.M.E.F. PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA CALDAS NA VILA DE AREIÃO”. ABORDA COMO PROBLEMÁTICA A FALTA DE INCLUSÃO DOS DISCENTES COM SÍNDROME DE DOWN NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PROPONDO TÉCNICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO MEDIADA PELA ARTE. TEM COMO OBJETIVO A UTILIZAÇÃO DA ARTE PARA ENVOLVER OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS ATIVIDADES DOS ALUNOS DAS TURMAS REGULARES, UTILIZANDO COMO MEIOS DE INTERAÇÃO: PEÇAS TEATRAIS, DANÇAS, MÚSICAS, PINTURAS E OUTRAS ATIVIDADES ARTÍSTICA QUE FACILITEM O DESENVOLVIMENTO TANTO PESSOAL COMO MENTAL DOS ALUNOS, BUSCANDO AO MESMO TEMPO PROMOVER A HARMONIA E A IGUALDADE ENTRE ELES E OS DEMAIS ALUNOS. COMO METODOLOGIA ADOTOU-SE A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS AFIM DE ENVOLVER OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS MESMAS DINÂMICAS COM OUTROS ALUNOS DITOS “NORMAIS”, UTILIZANDO COMO MEIO DE ENSINO A DANÇA, A PINTURA, PEÇAS TEATRAIS E A MÚSICA. DIANTE DISSO, O EMBASAMENTO TEÓRICO SE CONSUBSTANCIA ATRAVÉS DOS ESTUDOS DOS SEGUINTES AUTORES: FERRAZ (2010), FREITAS (2011), TEIXEIRA (2009) E MACCARI (2011) ONDE SE OBSERVOU A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O ENSINO DA ARTE, NAS ESCOLAS, POSSIBILITA AOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN O DESPERTAR DA CRIATIVIDADE, OFERECENDO UM CONTATO CONSTANTE COM A REALIDADE E A FANTASIA, PROPICIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ARTE, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID6665_05082019100147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TASSIO WILLIAM TAVARES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "TASSIO WILLIAM"
    "autor_email" => "tassiowilliam123@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58040
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 919
    "inscrito_id" => 6665
    "titulo" => "A ARTE COMO FORMA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA E.M.E.F. PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA CALDAS NA VILA DE AREIÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA A PROPOSTA DO PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO: “A ARTE COMO FORMA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN” REALIZADO NA E.M.E.F. PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA CALDAS NA VILA DE AREIÃO”. ABORDA COMO PROBLEMÁTICA A FALTA DE INCLUSÃO DOS DISCENTES COM SÍNDROME DE DOWN NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PROPONDO TÉCNICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO MEDIADA PELA ARTE. TEM COMO OBJETIVO A UTILIZAÇÃO DA ARTE PARA ENVOLVER OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS ATIVIDADES DOS ALUNOS DAS TURMAS REGULARES, UTILIZANDO COMO MEIOS DE INTERAÇÃO: PEÇAS TEATRAIS, DANÇAS, MÚSICAS, PINTURAS E OUTRAS ATIVIDADES ARTÍSTICA QUE FACILITEM O DESENVOLVIMENTO TANTO PESSOAL COMO MENTAL DOS ALUNOS, BUSCANDO AO MESMO TEMPO PROMOVER A HARMONIA E A IGUALDADE ENTRE ELES E OS DEMAIS ALUNOS. COMO METODOLOGIA ADOTOU-SE A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS AFIM DE ENVOLVER OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS MESMAS DINÂMICAS COM OUTROS ALUNOS DITOS “NORMAIS”, UTILIZANDO COMO MEIO DE ENSINO A DANÇA, A PINTURA, PEÇAS TEATRAIS E A MÚSICA. DIANTE DISSO, O EMBASAMENTO TEÓRICO SE CONSUBSTANCIA ATRAVÉS DOS ESTUDOS DOS SEGUINTES AUTORES: FERRAZ (2010), FREITAS (2011), TEIXEIRA (2009) E MACCARI (2011) ONDE SE OBSERVOU A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O ENSINO DA ARTE, NAS ESCOLAS, POSSIBILITA AOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN O DESPERTAR DA CRIATIVIDADE, OFERECENDO UM CONTATO CONSTANTE COM A REALIDADE E A FANTASIA, PROPICIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ARTE, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID6665_05082019100147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TASSIO WILLIAM TAVARES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "TASSIO WILLIAM"
    "autor_email" => "tassiowilliam123@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO APRESENTA A PROPOSTA DO PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO: “A ARTE COMO FORMA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN” REALIZADO NA E.M.E.F. PROFESSOR RAIMUNDO DA COSTA CALDAS NA VILA DE AREIÃO”. ABORDA COMO PROBLEMÁTICA A FALTA DE INCLUSÃO DOS DISCENTES COM SÍNDROME DE DOWN NAS ATIVIDADES DE ENSINO, PROPONDO TÉCNICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO MEDIADA PELA ARTE. TEM COMO OBJETIVO A UTILIZAÇÃO DA ARTE PARA ENVOLVER OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS ATIVIDADES DOS ALUNOS DAS TURMAS REGULARES, UTILIZANDO COMO MEIOS DE INTERAÇÃO: PEÇAS TEATRAIS, DANÇAS, MÚSICAS, PINTURAS E OUTRAS ATIVIDADES ARTÍSTICA QUE FACILITEM O DESENVOLVIMENTO TANTO PESSOAL COMO MENTAL DOS ALUNOS, BUSCANDO AO MESMO TEMPO PROMOVER A HARMONIA E A IGUALDADE ENTRE ELES E OS DEMAIS ALUNOS. COMO METODOLOGIA ADOTOU-SE A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS AFIM DE ENVOLVER OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS MESMAS DINÂMICAS COM OUTROS ALUNOS DITOS “NORMAIS”, UTILIZANDO COMO MEIO DE ENSINO A DANÇA, A PINTURA, PEÇAS TEATRAIS E A MÚSICA. DIANTE DISSO, O EMBASAMENTO TEÓRICO SE CONSUBSTANCIA ATRAVÉS DOS ESTUDOS DOS SEGUINTES AUTORES: FERRAZ (2010), FREITAS (2011), TEIXEIRA (2009) E MACCARI (2011) ONDE SE OBSERVOU A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O ENSINO DA ARTE, NAS ESCOLAS, POSSIBILITA AOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN O DESPERTAR DA CRIATIVIDADE, OFERECENDO UM CONTATO CONSTANTE COM A REALIDADE E A FANTASIA, PROPICIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.