ESTE RESUMO SE QUALIFICA COMO UMA ABORDAGEM TEÓRICA RELACIONADA À PROBLEMÁTICA QUE ENVOLVE OS DEBATES SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR. SEU PROPÓSITO É ABORDAR AS DIFICULDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO NO AMBIENTE EXTRAESCOLAR E O SABER TEÓRICO EDIFICADO NO CONTEXTO ESCOLAR. A PRINCIPAL INQUIETAÇÃO DESTE ENSAIO É QUESTIONAR QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESCOLAS RIBEIRINHAS PARA POSSIBILITAR UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO PRÁTICO CONSTRUÍDO NO ÂMBITO DAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E O CONHECIMENTO TEÓRICO ARQUITETADO NO ESPAÇO ESCOLAR? AS PONDERAÇÕES APRESENTADAS POSSUEM COMO BASE UM PROCESSO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO. TRÊS ASPECTOS SÃO CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS NO SENTIDO DE AMPLIAR OS DEBATES SOBRE O TEMA EM PAUTA. A DISSOCIABILIDADE, A HOMOGENEIZAÇÃO DOS SABERES DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS E AS DIFICULDADES DE REALIZAR A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ENTRE SABERES QUE CIRCUNDAM A VIDA DO ALUNO RIBEIRINHO. ESTE TRABALHO É UMA PROPOSTA COM PRETENSÃO DE CONTRIBUIR COM AS INDAGAÇÕES REFERENTES AO ASSUNTO, TODAVIA NÃO TEM O INTUITO DE ESGOTAR AS ANÁLISES REFERENTES A QUESTÃO, HAJA VISTA A COMPLEXIDADE DE FATORES QUE ENVOLVEM ESSES DEBATES.