O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS AÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS NAS AULAS DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA, DISCIPLINA QUE FAZ PARTE DA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS QUE POSSUEM O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NO ESTADO DO CEARÁ. SABEMOS QUE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PODEM SER DEFINIDAS COMO A CAPACIDADE INDIVIDUAL EM SE MOBILIZAR, ARTICULAR E COLOCAR EM PRÁTICA CONHECIMENTOS, VALORES, ATITUDES E HABILIDADES PARA SE RELACIONAR COM OS OUTROS E CONSIGO MESMO, ASSIM COMO ESTABELECER E ATINGIR OBJETIVOS E ENFRENTAR SITUAÇÕES ADVERSAS DE MANEIRA CRIATIVA E CONSTRUTIVA. ESSE ARTIGO POSSIBILITA UMA CONTINUIDADE REFLEXIVA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA NO CEARÁ. COMPÕEM-SE A METODOLOGIA, A OBSERVAÇÃO, O ACOMPANHAMENTO O E O DIÁLOGO ENTRE NÚCLEO GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS PROTAGONISTAS PARA VERIFICAR A EFETIVAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DESSA POLÍTICA PÚBLICA NA ESCOLA. NOSSO TRABALHO ESTÁ PAUTADO NOS ESTUDOS DE COSTA (2001); DELORS (2004); MARTINELLI (1999); SERRÃO (1999), ENTRE OUTROS TEÓRICOS. DIANTE DAS ANÁLISES REALIZADAS, PODEMOS VERIFICAR QUE A ESCOLA, CONTINUA COM DIFICULDADE EM TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, POIS OS PROFESSORES NECESSITAM DE FORMAÇÃO PARA QUE HAJA UMA MAIOR COMPREENSÃO SOBRE COMO DESENVOLVÊ-LAS. PORTANTO, ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO POSSA CONTRIBUIR DE FORMA EFETIVA PARA QUE AS ESCOLAS REFLITAM E BUSQUEM DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA REALIZAREM ATIVIDADES E FORMAÇÕES QUE POSSAM CONTRIBUIR DIRETAMENTE NO FAZER PEDAGÓGICO DOS DOCENTES E NAS DIFERENTES AÇÕES NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA NA SALA DE AULA.