Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, RUBRICA, POLÍTICA PÚBLICA Comunicação Oral (CO) GT 18 – Educação Emocional
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61856 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5153 "inscrito_id" => 2500 "titulo" => "OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA SALA DE AULA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS AÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS NAS AULAS DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA, DISCIPLINA QUE FAZ PARTE DA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS QUE POSSUEM O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NO ESTADO DO CEARÁ. SABEMOS QUE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PODEM SER DEFINIDAS COMO A CAPACIDADE INDIVIDUAL EM SE MOBILIZAR, ARTICULAR E COLOCAR EM PRÁTICA CONHECIMENTOS, VALORES, ATITUDES E HABILIDADES PARA SE RELACIONAR COM OS OUTROS E CONSIGO MESMO, ASSIM COMO ESTABELECER E ATINGIR OBJETIVOS E ENFRENTAR SITUAÇÕES ADVERSAS DE MANEIRA CRIATIVA E CONSTRUTIVA. ESSE ARTIGO POSSIBILITA UMA CONTINUIDADE REFLEXIVA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA NO CEARÁ. COMPÕEM-SE A METODOLOGIA, A OBSERVAÇÃO, O ACOMPANHAMENTO O E O DIÁLOGO ENTRE NÚCLEO GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS PROTAGONISTAS PARA VERIFICAR A EFETIVAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DESSA POLÍTICA PÚBLICA NA ESCOLA. NOSSO TRABALHO ESTÁ PAUTADO NOS ESTUDOS DE COSTA (2001); DELORS (2004); MARTINELLI (1999); SERRÃO (1999), ENTRE OUTROS TEÓRICOS. DIANTE DAS ANÁLISES REALIZADAS, PODEMOS VERIFICAR QUE A ESCOLA, CONTINUA COM DIFICULDADE EM TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, POIS OS PROFESSORES NECESSITAM DE FORMAÇÃO PARA QUE HAJA UMA MAIOR COMPREENSÃO SOBRE COMO DESENVOLVÊ-LAS. PORTANTO, ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO POSSA CONTRIBUIR DE FORMA EFETIVA PARA QUE AS ESCOLAS REFLITAM E BUSQUEM DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA REALIZAREM ATIVIDADES E FORMAÇÕES QUE POSSAM CONTRIBUIR DIRETAMENTE NO FAZER PEDAGÓGICO DOS DOCENTES E NAS DIFERENTES AÇÕES NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA NA SALA DE AULA.O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS AÇÕES " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, RUBRICA, POLÍTICA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID2500_01102019210652.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍA EVEUMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EVEUMA" "autor_email" => "mariaeveuma@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61856 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5153 "inscrito_id" => 2500 "titulo" => "OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA SALA DE AULA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS AÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS NAS AULAS DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA, DISCIPLINA QUE FAZ PARTE DA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS QUE POSSUEM O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NO ESTADO DO CEARÁ. SABEMOS QUE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PODEM SER DEFINIDAS COMO A CAPACIDADE INDIVIDUAL EM SE MOBILIZAR, ARTICULAR E COLOCAR EM PRÁTICA CONHECIMENTOS, VALORES, ATITUDES E HABILIDADES PARA SE RELACIONAR COM OS OUTROS E CONSIGO MESMO, ASSIM COMO ESTABELECER E ATINGIR OBJETIVOS E ENFRENTAR SITUAÇÕES ADVERSAS DE MANEIRA CRIATIVA E CONSTRUTIVA. ESSE ARTIGO POSSIBILITA UMA CONTINUIDADE REFLEXIVA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA NO CEARÁ. COMPÕEM-SE A METODOLOGIA, A OBSERVAÇÃO, O ACOMPANHAMENTO O E O DIÁLOGO ENTRE NÚCLEO GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS PROTAGONISTAS PARA VERIFICAR A EFETIVAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DESSA POLÍTICA PÚBLICA NA ESCOLA. NOSSO TRABALHO ESTÁ PAUTADO NOS ESTUDOS DE COSTA (2001); DELORS (2004); MARTINELLI (1999); SERRÃO (1999), ENTRE OUTROS TEÓRICOS. DIANTE DAS ANÁLISES REALIZADAS, PODEMOS VERIFICAR QUE A ESCOLA, CONTINUA COM DIFICULDADE EM TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, POIS OS PROFESSORES NECESSITAM DE FORMAÇÃO PARA QUE HAJA UMA MAIOR COMPREENSÃO SOBRE COMO DESENVOLVÊ-LAS. PORTANTO, ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO POSSA CONTRIBUIR DE FORMA EFETIVA PARA QUE AS ESCOLAS REFLITAM E BUSQUEM DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA REALIZAREM ATIVIDADES E FORMAÇÕES QUE POSSAM CONTRIBUIR DIRETAMENTE NO FAZER PEDAGÓGICO DOS DOCENTES E NAS DIFERENTES AÇÕES NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA NA SALA DE AULA.O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS AÇÕES " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, RUBRICA, POLÍTICA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID2500_01102019210652.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍA EVEUMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EVEUMA" "autor_email" => "mariaeveuma@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS AÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS NAS AULAS DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA, DISCIPLINA QUE FAZ PARTE DA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS QUE POSSUEM O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NO ESTADO DO CEARÁ. SABEMOS QUE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PODEM SER DEFINIDAS COMO A CAPACIDADE INDIVIDUAL EM SE MOBILIZAR, ARTICULAR E COLOCAR EM PRÁTICA CONHECIMENTOS, VALORES, ATITUDES E HABILIDADES PARA SE RELACIONAR COM OS OUTROS E CONSIGO MESMO, ASSIM COMO ESTABELECER E ATINGIR OBJETIVOS E ENFRENTAR SITUAÇÕES ADVERSAS DE MANEIRA CRIATIVA E CONSTRUTIVA. ESSE ARTIGO POSSIBILITA UMA CONTINUIDADE REFLEXIVA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA NO CEARÁ. COMPÕEM-SE A METODOLOGIA, A OBSERVAÇÃO, O ACOMPANHAMENTO O E O DIÁLOGO ENTRE NÚCLEO GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS PROTAGONISTAS PARA VERIFICAR A EFETIVAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DESSA POLÍTICA PÚBLICA NA ESCOLA. NOSSO TRABALHO ESTÁ PAUTADO NOS ESTUDOS DE COSTA (2001); DELORS (2004); MARTINELLI (1999); SERRÃO (1999), ENTRE OUTROS TEÓRICOS. DIANTE DAS ANÁLISES REALIZADAS, PODEMOS VERIFICAR QUE A ESCOLA, CONTINUA COM DIFICULDADE EM TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, POIS OS PROFESSORES NECESSITAM DE FORMAÇÃO PARA QUE HAJA UMA MAIOR COMPREENSÃO SOBRE COMO DESENVOLVÊ-LAS. PORTANTO, ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO POSSA CONTRIBUIR DE FORMA EFETIVA PARA QUE AS ESCOLAS REFLITAM E BUSQUEM DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA REALIZAREM ATIVIDADES E FORMAÇÕES QUE POSSAM CONTRIBUIR DIRETAMENTE NO FAZER PEDAGÓGICO DOS DOCENTES E NAS DIFERENTES AÇÕES NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA NA SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.