ESTE ESTUDO PROCUROU DESCOBRIR AS MOTIVAÇÕES INICIAIS PARA A ESCOLHA DA PROFISSÃO DOCENTE E CONHECER COMO OCORRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SER PROFESSOR NOS ACADEMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA. O PÚBLICO ALVO DESTE TRABALHO FORAM ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS EM BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS CAXIAS E DO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (CESC-UEMA). A FORMA DE COLETA DE DADOS PARA ESTA PESQUISA FOI A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, ATRAVÉS DO QUAL PRETENDEU-SE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE AO OBJETO DE ESTUDO. O MÉTODO DE TRATAMENTO DOS DADOS FOI O DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, VISTO QUE A PESQUISA EM QUESTÃO REALIZOU-SE SOB A FORMA DE ESTUDO DE CASO. A PESQUISA IDENTIFICOU QUE AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES PARA A ESCOLHA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEU-SE A PARTIR DO GOSTAR PELA DOCÊNCIA, POR INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA OU DE ALGUM PROFESSOR OU POR OBTENÇÃO DO DIPLOMA. É AFIRMADO ENTRE OS PARTICIPANTES MESMO PARA AQUELES QUE NÃO OPTARAM PELA LICENCIATURA COMO PRIMEIRO OPÇÃO NO PROCESSO SELETIVO QUE O AUTO INDENTIFICAR-SE PROFESSOR FOI ADQUIRIDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO CONTATO COM O AMBIENTE ESCOLAR E COM AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS. PORTANTO ESTA PESQUISA MUITO CONTRIBUIU NA IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS EXISTENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E ESPERA-SE QUE MEDIDAS POSSAM SER FEITAS NO INTUITO DE REPARAR ESTAS FALHAS.