A PRIMAZIA PELO TRABALHO DOCENTE NA ÁREA DA MATEMÁTICA SUSCITOU A NECESSIDADE DE DISCORRER SOBRE A POSTURA DOCENTE SISTEMATIZADA POR MEIO DA TEORIA DA ESPIRAL CONSTRUTIVISTA (EC) E A METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI (SF). PRETENDE-SE COMO OBJETIVO DESSA INVESTIGAÇÃO DESCREVER ELEMENTOS CONVERGENTES ENTRE SF E A EC QUE PROMOVAM NOVAS ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MODO QUE A COMPREENSÃO DA SF SEJA REELABORADA SEM QUALQUER PERDA DE SUA IDENTIDADE, MAS APERFEIÇOADA NO CAMPO DA PRÁXIS DO PROFESSOR. PARA A CONSECUÇÃO DO ESTUDO, METODOLOGICAMENTE, INICIOU-SE COM UMA REVISÃO DE LITERATURA, PARA APÓS A APLICAÇÃO DE UMA SESSÃO DIDÁTICA DESTACANDO COMO ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, DO ANO DE 2019, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC NUMA FORMAÇÃO OFERTADA PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO PERÍODO DE FÉRIAS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE AS FASES DA SF ANALISADAS SOB A PERSPECTIVA DA EC APRESENTA TRAÇOS EVIDENTES DE MOVIMENTOS PROGRESSIVOS E CIRCULARES, TÍPICOS DA ESPIRAL E QUE SE MANIFESTAM IMPLICITAMENTE NO MOMENTO DA APLICAÇÃO DAS SESSÕES DIDÁTICAS. DESTE MODO, HÁ NA SF UMA COMPREENSÃO MAIS COMPROMETIDA COM AS PRÁTICAS DO PROFESSOR PRINCIPALMENTE QUANDO INSERIDAS AS IDEIAS SUBSTANCIAIS DA EC.