Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM ENSINO EM SAÚDE

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, MESTRADO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61745
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3600
    "inscrito_id" => 12041
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM ENSINO EM SAÚDE"
    "resumo" => "TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS MESTRANDAS, REFERENTE AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL. O OBJETIVO CENTRAL DESTE RELATO É REALIZAR UMA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. BASEADAS NA CONCEPÇÃO DE QUE A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO DIALÓGICO, PROBLEMATIZADOR E INCLUSIVO, AS AUTORAS FOCAM NESTE RELATO TAIS ESTRATÉGIAS PARTINDO DO PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE, ONDE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SE DESLOCA DA PERSPECTIVA DO DOCENTE PARA A DO ESTUDANTE. OS ACHADOS ESTIVERAM REGISTRADOS EM DIÁRIOS DE CAMPO E EM PRODUÇÕES REALIZADAS EM CADA DISCIPLINA. ESPERAVA-SE AO INICIAR O CURSO QUE O ENSINO NO MESTRADO UTILIZASSE, EM TODAS AS DISCIPLINAS, ESTRATÉGIAS DO ENSINO TRADICIONAL, ONDE FOSSEM APRESENTADOS NOVOS CONHECIMENTOS NUM PROCESSO DE ENSINO FOCADO NA PERSPECTIVA DO DOCENTE. ENTRETANTO AS METODOLOGIAS ATIVAS NÃO FORAM APENAS ENSINADAS, E SIM VIVENCIADAS, ONDE O MESTRANDO ASSUMIU UM PAPEL ATIVO, TENDO O DOCENTE COMO FACILITADOR DURANTE TODO O MOMENTO. VIVENCIAR, DESDE O PLANEJAMENTO ATÉ A AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA, FOI UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA. FOI PERCEBIDO ÊXITO NA PROPOSTA DAS METODOLOGIAS ATIVAS, OU SEJA, TODA A TURMA FOI LEVADA A PERSONALIZAR O PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ENFIM, O USO DE METODOLOGIA ATIVA, ENQUANTO ESTRATÉGIA EDUCATIVA NUM CURSO DE MESTRADO CUMPRE COM SUA PROPOSTA DE TRAZER O SUJEITO PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM CRÍTICA/REFLEXIVA E COM UM OLHAR INTEGRAL PARA ESTE SER HUMANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, MESTRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID12041_23092019170205.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DALSECO ARAÚJO MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA DALSECO"
    "autor_email" => "renatadalseco@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEMS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61745
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3600
    "inscrito_id" => 12041
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM ENSINO EM SAÚDE"
    "resumo" => "TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS MESTRANDAS, REFERENTE AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL. O OBJETIVO CENTRAL DESTE RELATO É REALIZAR UMA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. BASEADAS NA CONCEPÇÃO DE QUE A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO DIALÓGICO, PROBLEMATIZADOR E INCLUSIVO, AS AUTORAS FOCAM NESTE RELATO TAIS ESTRATÉGIAS PARTINDO DO PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE, ONDE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SE DESLOCA DA PERSPECTIVA DO DOCENTE PARA A DO ESTUDANTE. OS ACHADOS ESTIVERAM REGISTRADOS EM DIÁRIOS DE CAMPO E EM PRODUÇÕES REALIZADAS EM CADA DISCIPLINA. ESPERAVA-SE AO INICIAR O CURSO QUE O ENSINO NO MESTRADO UTILIZASSE, EM TODAS AS DISCIPLINAS, ESTRATÉGIAS DO ENSINO TRADICIONAL, ONDE FOSSEM APRESENTADOS NOVOS CONHECIMENTOS NUM PROCESSO DE ENSINO FOCADO NA PERSPECTIVA DO DOCENTE. ENTRETANTO AS METODOLOGIAS ATIVAS NÃO FORAM APENAS ENSINADAS, E SIM VIVENCIADAS, ONDE O MESTRANDO ASSUMIU UM PAPEL ATIVO, TENDO O DOCENTE COMO FACILITADOR DURANTE TODO O MOMENTO. VIVENCIAR, DESDE O PLANEJAMENTO ATÉ A AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA, FOI UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA. FOI PERCEBIDO ÊXITO NA PROPOSTA DAS METODOLOGIAS ATIVAS, OU SEJA, TODA A TURMA FOI LEVADA A PERSONALIZAR O PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ENFIM, O USO DE METODOLOGIA ATIVA, ENQUANTO ESTRATÉGIA EDUCATIVA NUM CURSO DE MESTRADO CUMPRE COM SUA PROPOSTA DE TRAZER O SUJEITO PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM CRÍTICA/REFLEXIVA E COM UM OLHAR INTEGRAL PARA ESTE SER HUMANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, MESTRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID12041_23092019170205.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DALSECO ARAÚJO MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA DALSECO"
    "autor_email" => "renatadalseco@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEMS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS MESTRANDAS, REFERENTE AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL. O OBJETIVO CENTRAL DESTE RELATO É REALIZAR UMA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. BASEADAS NA CONCEPÇÃO DE QUE A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO DIALÓGICO, PROBLEMATIZADOR E INCLUSIVO, AS AUTORAS FOCAM NESTE RELATO TAIS ESTRATÉGIAS PARTINDO DO PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE, ONDE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SE DESLOCA DA PERSPECTIVA DO DOCENTE PARA A DO ESTUDANTE. OS ACHADOS ESTIVERAM REGISTRADOS EM DIÁRIOS DE CAMPO E EM PRODUÇÕES REALIZADAS EM CADA DISCIPLINA. ESPERAVA-SE AO INICIAR O CURSO QUE O ENSINO NO MESTRADO UTILIZASSE, EM TODAS AS DISCIPLINAS, ESTRATÉGIAS DO ENSINO TRADICIONAL, ONDE FOSSEM APRESENTADOS NOVOS CONHECIMENTOS NUM PROCESSO DE ENSINO FOCADO NA PERSPECTIVA DO DOCENTE. ENTRETANTO AS METODOLOGIAS ATIVAS NÃO FORAM APENAS ENSINADAS, E SIM VIVENCIADAS, ONDE O MESTRANDO ASSUMIU UM PAPEL ATIVO, TENDO O DOCENTE COMO FACILITADOR DURANTE TODO O MOMENTO. VIVENCIAR, DESDE O PLANEJAMENTO ATÉ A AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA, FOI UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA. FOI PERCEBIDO ÊXITO NA PROPOSTA DAS METODOLOGIAS ATIVAS, OU SEJA, TODA A TURMA FOI LEVADA A PERSONALIZAR O PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ENFIM, O USO DE METODOLOGIA ATIVA, ENQUANTO ESTRATÉGIA EDUCATIVA NUM CURSO DE MESTRADO CUMPRE COM SUA PROPOSTA DE TRAZER O SUJEITO PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM CRÍTICA/REFLEXIVA E COM UM OLHAR INTEGRAL PARA ESTE SER HUMANO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.