A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS TEM DESPERTADO A ATENÇÃO DE DIVERSAS PESQUISAS, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE SE AVALIAR AS CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS DOS ALUNOS NO DECORRER DA GRADUAÇÃO. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR OS FATORES ASSOCIADOS AO NÍVEL DE ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). PARA ISTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALIQUANTITATIVA COM 9 ESTUDANTES DE DIFERENTES SEMESTRES DO CURSO. PARA TANTO, UTILIZOU-SE O INVENTÁRIO DE ANSIEDADE DE BECK (BAI) E FORAM FEITAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS ESTUDANTES. OBSERVOU-SE QUE OS ESTUDANTES APRESENTARAM O GRAU MÍNIMO E MODERADO DE ANSIEDADE, HAVENDO UMA MAIOR PREVALÊNCIA DE ESTUDANTES DO SEXO FEMININO COM O NÍVEL MODERADO. OS SUJEITOS APONTARAM COMO PRINCIPAL MOTIVADOR DAS CRISES DE ANSIEDADE E SITUAÇÕES DE DESCONFORTO, A MÁ RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO DENTRO DO CURSO. OS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE REAVALIAÇÃO DAS SITUAÇÕES GERADORAS DE ANSIEDADE DENTRO DO CURSO, COM O INTUITO DE GERAR UMA MELHORA NO BEM-ESTAR E NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO CURSO.