A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTA-SE NA ESCOLA DE FORMA A SER INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES. DESTA FORMA, OBJETIVOU- SE REALIZAR UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ACERCA DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO AO LOCAL ONDE VIVEM, BEM COMO SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS AO CONHECIMENTO PRÉVIO REFERENTE A PRODUÇÃO AGRÍCOLA LOCAL E AO MEIO AMBIENTE. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO SAYÃO DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE BONITO-PE. CONSISTINDO NA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, CONSTRUÇÃO DO MAPA FALADO E DA REALIZAÇÃO DE UMA RODA DE DIÁLOGOS COM OS ESTUDANTES. ESTES INSTRUMENTOS POSSIBILITARAM A OBTENÇÃO DE DADOS REFERENTES AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, E AOS CONHECIMENTOS DE CONCEITOS BÁSICOS SOBRE AGROTÓXICOS E ALIMENTOS ORGÂNICOS. CONSTATOU-SE O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO SOCIOAMBIENTAL DO GRUPO, A PARTIR DA RELAÇÃO COM A NATUREZA, JÁ QUE OS ESTUDANTES DESCREVEM COM DETALHES O LOCAL EM QUE VIVEM, OS PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS E ENFATIZAM O QUANTO SE SENTEM BEM ONDE MORAM. ESTES RESULTADOS REFORÇAM A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR EA NAS ESCOLAS PAUTADA NA AGROECOLOGIA, POIS, A MESMA SE APRESENTA COMO INSTRUMENTO PARA A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES.