Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LETRAMENTO: RESSIGNIFICANDO A LEITURA E A ESCRITA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ESCRITA, LEITURA, PRÁTICAS DE LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ULTRAPASSAM AS ATIVIDADES DE DECODIFICAÇÃO DE UM CÓDIGO, UMA VEZ QUE ENVOLVEM DIVERSAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA. ASSIM, ESSE TEXTO OBJETIVA APRESENTAR A LEITURA E A ESCRITA COMO FORMAS DE LETRAMENTO QUE DEVEM SER TRABALHADAS PELO PROFESSOR, CONSIDERANDO OS VARIADOS CONTEXTOS CULTURAIS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR E A CULTURA DIGITAL QUE CONTRIBUI TANTO PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS GÊNEROS QUANTO PARA A MODIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESSE TRABALHO, UTILIZAMOS AS IDEIAS DE FREIRE (2011), GERALDI (1999), KLEIMAN (2016), STREET (2014), ENTRE OUTROS, TENDO COMO BASE METODOLÓGICA A ABORDAGEM QUALITATIVA. ESPERAMOS, ATRAVÉS DESSE ESTUDO, CONTRIBUIR PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR PARA QUE POSSAM FORMAR LEITORES COMPETENTES, CAPAZES DE REFLETIR SOBRE O MUNDO QUE O CERCA E DE PRODUZIR TEXTOS UTILIZANDO O GÊNERO TEXTUAL MAIS ADEQUADO.

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