SABERES DA PRÁTICA EDUCATIVA:
PERSPECTIVAS DOCENTES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62565 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5655 "inscrito_id" => 14560 "titulo" => """ SABERES DA PRÁTICA EDUCATIVA:\r\n PERSPECTIVAS DOCENTES """ "resumo" => """ A AÇÃO DOCENTE EXIGE UMA PLURALIDADE DE SABERES QUE SÃO CONSTRUÍDOS NA TRAJETÓRIA PESSOAL E\r\n PROFISSIONAL DO PROFESSOR. DESSA MANEIRA, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR A\r\n VISÃO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DOS SABERES DA DOCÊNCIA. VISLUMBRARAM-SE COMO\r\n OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER A VISÃO DAS ENTREVISTADAS SOBRE O QUE É SER PROFESSOR; IDENTIFICAR OS\r\n PRINCIPAIS DESAFIOS PERCEBIDOS POR ELAS NO TRABALHO DOCENTE ATUAL; E ELENCAR OS SABERES JULGADOS PELAS\r\n PROFESSORAS COMO NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA. O TRABALHO FUNDAMENTOU-SE NA PESQUISA QUALITATIVA, DE\r\n CARÁTER EXPLORATÓRIO. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CONSTITUIU A PRIMEIRA ETAPA DO ESTUDO, SEGUIDA DA\r\n PESQUISA DE CAMPO, DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE\r\n UMA ESCOLA PÚBLICA, NA CIDADE DE EXU-PERNAMBUCO. O ESTUDO PERMITIU CONCLUIR QUE A DOCÊNCIA É\r\n PERMEADA POR UM CONJUNTO DE SABERES QUE INTEGRAM A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFISSIONAIS QUE A\r\n EXERCEM. DENTRE OUTROS PONTOS, PERCEBEU-SE QUE AS DOCENTES ENTREVISTADAS RECONHECEM A\r\n DESVALORIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO SEU TRABALHO NO CONTEXTO ATUAL, SUSCITANDO O ENTENDIMENTO DE QUE O\r\n SABER POLÍTICO É FUNDAMENTAL À PRÁTICA EDUCATIVA, POIS O PROFESSOR PRECISA LUTAR PERMANENTEMENTE PELOS\r\n SEUS DIREITOS, NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E DE QUALIDADE QUE, NECESSARIAMENTE, PASSA\r\n PELA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E FORTALECIMENTO DA SUA IDENTIDADE DOCENTE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14560_03102019202621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN BARBOSA DE SALES" "autor_nome_curto" => "ALAN" "autor_email" => "barbosaalan267@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62565 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5655 "inscrito_id" => 14560 "titulo" => """ SABERES DA PRÁTICA EDUCATIVA:\r\n PERSPECTIVAS DOCENTES """ "resumo" => """ A AÇÃO DOCENTE EXIGE UMA PLURALIDADE DE SABERES QUE SÃO CONSTRUÍDOS NA TRAJETÓRIA PESSOAL E\r\n PROFISSIONAL DO PROFESSOR. DESSA MANEIRA, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR A\r\n VISÃO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DOS SABERES DA DOCÊNCIA. VISLUMBRARAM-SE COMO\r\n OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER A VISÃO DAS ENTREVISTADAS SOBRE O QUE É SER PROFESSOR; IDENTIFICAR OS\r\n PRINCIPAIS DESAFIOS PERCEBIDOS POR ELAS NO TRABALHO DOCENTE ATUAL; E ELENCAR OS SABERES JULGADOS PELAS\r\n PROFESSORAS COMO NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA. O TRABALHO FUNDAMENTOU-SE NA PESQUISA QUALITATIVA, DE\r\n CARÁTER EXPLORATÓRIO. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CONSTITUIU A PRIMEIRA ETAPA DO ESTUDO, SEGUIDA DA\r\n PESQUISA DE CAMPO, DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE\r\n UMA ESCOLA PÚBLICA, NA CIDADE DE EXU-PERNAMBUCO. O ESTUDO PERMITIU CONCLUIR QUE A DOCÊNCIA É\r\n PERMEADA POR UM CONJUNTO DE SABERES QUE INTEGRAM A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFISSIONAIS QUE A\r\n EXERCEM. DENTRE OUTROS PONTOS, PERCEBEU-SE QUE AS DOCENTES ENTREVISTADAS RECONHECEM A\r\n DESVALORIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO SEU TRABALHO NO CONTEXTO ATUAL, SUSCITANDO O ENTENDIMENTO DE QUE O\r\n SABER POLÍTICO É FUNDAMENTAL À PRÁTICA EDUCATIVA, POIS O PROFESSOR PRECISA LUTAR PERMANENTEMENTE PELOS\r\n SEUS DIREITOS, NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E DE QUALIDADE QUE, NECESSARIAMENTE, PASSA\r\n PELA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E FORTALECIMENTO DA SUA IDENTIDADE DOCENTE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14560_03102019202621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN BARBOSA DE SALES" "autor_nome_curto" => "ALAN" "autor_email" => "barbosaalan267@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }