Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SIGNIFICANCÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE DA LITERATURA NEGRA PARA CRIANÇAS DE SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTOJUVENIL, NEGRITUDE, ESTEREÓTIPOS, SOCIEDADE, SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO BUSCA ANALISAR A IMAGEM DO NEGRO DURANTE A LITERATURA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA MODERNA. DESDE A SUA AUSÊNCIA NAS OBRAS ATÉ AS APARIÇÕES COM DISCRIMINAÇÕES DOS PERSONAGENS NAS HISTÓRIAS VOLTADAS AO PÚBLICO INFANTOJUVENIL. A PASSAGEM PELA PARTE HISTÓRICA SOCIAL DO BRASIL É O PRIMEIRO PASSO PARA ESTUDARMOS A TEMÁTICA. PASSANDO PELA OBSERVAÇÃO DO PRECONCEITO CONTRA NEGRO NA LITERATURA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SOCIEDADE. A RUPTURA DO ESTEREÓTIPO DISCRIMINATÓRIO É A PARTE PRIMORDIAL DO TRABALHO, ONDE BUSCAMOS DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA LUTA CONTRA OS PRECONCEITOS QUE AINDA CERCAM A SOCIEDADE BRASILEIRA. TENDO COMO SUPORTE TEÓRICO A OBRA “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA” DA AUTORA ANA MARIA MACHADO. O OBJETIVO DESTE PROJETO É TRABALHAR COM OS MAIS NOVOS A REPRESENTATIVIDADE E O RESPEITO DA QUESTÃO ÉTNICA, DESENVOLVENDO AUTOESTIMA NAS CRIANÇAS NEGRAS E SANAR POSSÍVEIS PRECONCEITOS FUTUROS DAS NÃO NEGRAS.

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