HISTÓRIA EM QUADRINHO É UM GÊNERO TEXTUAL NARRATIVO, QUE UNE A ESCRITA E A IMAGEM DE FORMA SEQUENCIAL. ESTE TRABALHO DEDICA-SE A ANALISAR O USO DE QUADRINHOS EM AULA DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS, POR MEIO DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, PERCEBENDO COMO AS TIRINHAS SÃO ABORDADAS. PARA TANTO, FOI FEITA UMA ANÁLISE DE COLEÇÕES DIDÁTICAS ADOTADAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CE. ISSO PERMITIU EXPLORAR O HISTÓRICO DOS QUADRINHOS NA SOCIEDADE E A NORMATIZAÇÃO DE LIVROS, ASSIM COMO TAMBÉM A RELAÇÃO DO PROFESSOR COM O LIVRO, ABORDANDO A FORMA COMO O QUADRINHO É REPRESENTADO EM SALA DE AULA E DISCUTINDO UMA APLICAÇÃO QUE POSSA REALMENTE SERVIR COMO FERRAMENTA DIDÁTICA. OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS RECONHECEM O VALOR DO QUADRINHO, ENQUANTO AUXÍLIO DIDÁTICO, MAS NÃO POSSUEM SUPORTE PARA USAR TAL FERRAMENTA. DOS 18 LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, SETE APRESENTARAM TIRINHAS OU CHARGES EM EXERCÍCIOS OU QUESTÕES NO FINAL DO CAPÍTULO, NÃO EXPLORANDO O POTENCIAL DIDÁTICO DA NARRATIVA QUADRINIZADA. OS QUADRINHOS DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE TRABALHADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA QUE SIRVAM DE AUXÍLIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E PARA ISSO SÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS NA ELABORAÇÃO DESSES LIVROS DIDÁTICOS