A PRESENTE PESQUISA TEM COMO TEMA CENTRAL AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA QUE NORTEOU O PRESENTE ESTUDO É PAUTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL, FORMULADA POR DAVYDOV, TENDO COMO BASE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, SEGUNDO A QUAL A EDUCAÇÃO E O ENSINO SÃO FORMAS UNIVERSAIS E NECESSÁRIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM FAZER UMA REVISÃO DA LITERATURA PRODUZIDA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, A PARTIR DE ATIVIDADES DE ESTUDOS ORGANIZADAS COM BASE NA TEORIA DAVYDOVIANA, POR MEIO DA COLETA DE DADOS DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, ABRANGENDO OS ANOS DE 2008 A 2016, UTILIZANDO O DESCRITOR “TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL”. OS TRABALHOS SELECIONADOS ABORDAM O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS MOSTRAM A NECESSIDADE DE ROMPER COM AS TEORIAS QUE FAVORECEM A FORMAÇÃO DE CONHECIMENTOS SUPERFICIAIS, RESULTANDO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS EMPÍRICOS, E IR ALÉM, ORGANIZANDO CORRETAMENTE AS ATIVIDADES DE ESTUDO, A FIM DE LEVAR OS ESCOLARES À FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO. A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL, AO ENSINAR OS ALUNOS A ORIENTAR-SE INDEPENDENTEMENTE, OU SEJA, AO ENSINÁ-LOS A PENSAR, CONTRIBUI PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, O DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA ESCOLA E DE UMA NOVA SOCIEDADE.