AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES NO PROGRAMA: PROJOVEM CAMPO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58943 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5522 "inscrito_id" => 2007 "titulo" => "AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES NO PROGRAMA: PROJOVEM CAMPO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB" "resumo" => "NA ÁREA EDUCACIONAL MUITAS POLÍTICAS VEM SENDO DISCUTIDAS, COM A FINALIDADE DE FORTALECER O CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO ADQUIRIDO PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO. DIANTE DISSO, SURGE A EDUCAÇÃO DO CAMPO, QUE TEM COMO PRINCÍPIO A VALORIZAÇÃO DA VIDA DO CAMPO. NESSE SENTIDO, NO QUE SE INFERE AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, OBJETO DE ESTUDO PROJOVEM CAMPO, O REFERIDO FOI CRIADO NO ANO DE 2005, PELO GOVERNO COM O OBJETIVO DE PROMOVER A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS COM UMA FAIXA ETÁRIA DE 18 A 29 ANOS AO PROCESSO EDUCACIONAL, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COM O DESENVOLVIMENTO HUMANO E DE CIDADANIA. ESSA PESQUISA DESCREVE AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO, NUMA PERSPECTIVA DE VALORIZAR ESTES CONHECIMENTOS POPULARES, TENDO POR BASE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS, NO ESPAÇO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RODRIGUES DE CARVALHO E NAS COMUNIDADES DO ENTORNO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA É DE APRESENTAR INFORMAÇÕES REFERENTE A METODOLOGIAS DESENVOLVIDAS PELO CORPO DOCENTE DO PROJOVEM CAMPO, NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR. NO QUE CORRESPONDE AOS DIRECIONAMENTOS METODOLÓGICOS FORAM DESENVOLVIDAS CONFORME O ELEMENTO NORTEADOR O CADERNO PEDAGÓGICO: I “AGRICULTURA FAMILIAR, IDENTIDADE, GÊNERO, E ETNIA. SEGUINDO A ABORDAGEM TEÓRICO E METODOLÓGICA PROPOSTA PELO PROGRAMA UTILIZA-SE DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, EM TEMPO ESCOLA (T.E) E TEMPO COMUNIDADE (TC). PORTANTO, RESSALTA-SE QUE AÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE A FASE INICIAL DO PROGRAMA, FEZ-SE UMA INTEGRAÇÃO ENTRE A CONCEPÇÃO DOS TEXTOS E A INTERAÇÃO COM OS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA DE CADA DISCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AÇÕES EDUCATIVAS, PROJOVEM CAMPO, SABERES, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID2007_03102019164057.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON MIGUEL DANTAS" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON MIGUEL" "autor_email" => "wellingtonmiguel05@gmail." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58943 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5522 "inscrito_id" => 2007 "titulo" => "AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES NO PROGRAMA: PROJOVEM CAMPO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB" "resumo" => "NA ÁREA EDUCACIONAL MUITAS POLÍTICAS VEM SENDO DISCUTIDAS, COM A FINALIDADE DE FORTALECER O CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO ADQUIRIDO PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO. DIANTE DISSO, SURGE A EDUCAÇÃO DO CAMPO, QUE TEM COMO PRINCÍPIO A VALORIZAÇÃO DA VIDA DO CAMPO. NESSE SENTIDO, NO QUE SE INFERE AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, OBJETO DE ESTUDO PROJOVEM CAMPO, O REFERIDO FOI CRIADO NO ANO DE 2005, PELO GOVERNO COM O OBJETIVO DE PROMOVER A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS COM UMA FAIXA ETÁRIA DE 18 A 29 ANOS AO PROCESSO EDUCACIONAL, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COM O DESENVOLVIMENTO HUMANO E DE CIDADANIA. ESSA PESQUISA DESCREVE AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO, NUMA PERSPECTIVA DE VALORIZAR ESTES CONHECIMENTOS POPULARES, TENDO POR BASE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS, NO ESPAÇO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RODRIGUES DE CARVALHO E NAS COMUNIDADES DO ENTORNO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA É DE APRESENTAR INFORMAÇÕES REFERENTE A METODOLOGIAS DESENVOLVIDAS PELO CORPO DOCENTE DO PROJOVEM CAMPO, NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR. NO QUE CORRESPONDE AOS DIRECIONAMENTOS METODOLÓGICOS FORAM DESENVOLVIDAS CONFORME O ELEMENTO NORTEADOR O CADERNO PEDAGÓGICO: I “AGRICULTURA FAMILIAR, IDENTIDADE, GÊNERO, E ETNIA. SEGUINDO A ABORDAGEM TEÓRICO E METODOLÓGICA PROPOSTA PELO PROGRAMA UTILIZA-SE DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, EM TEMPO ESCOLA (T.E) E TEMPO COMUNIDADE (TC). PORTANTO, RESSALTA-SE QUE AÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE A FASE INICIAL DO PROGRAMA, FEZ-SE UMA INTEGRAÇÃO ENTRE A CONCEPÇÃO DOS TEXTOS E A INTERAÇÃO COM OS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA DE CADA DISCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AÇÕES EDUCATIVAS, PROJOVEM CAMPO, SABERES, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID2007_03102019164057.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON MIGUEL DANTAS" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON MIGUEL" "autor_email" => "wellingtonmiguel05@gmail." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }