DANTAS, Márcia Lopes Leal. Práticas avaliativas à luz do pensamento sistêmico. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62120>. Acesso em: 05/11/2024 05:01
ESTA PESQUISA FAZ PARTE DA TESE DA AUTORA E TEVE COMO OBJETIVO AVERIGUAR SE A AÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA ZONA NORTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ESTÁ DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS DO PENSAMENTO SISTÊMICO E SE OS MESMOS POSSUEM CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO E SE TAL CONHECIMENTO INFLUENCIA EM SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. SEGUNDO À NATUREZA DA PESQUISA, CLASSIFICOU-SE COMO DE CAMPO COM ABORDAGEM QUALITATIVA. DO QUE TRATA O REFERENCIAL TEÓRICO, UTILIZOU-SE DE AUTORES QUE TRATAM O NOVO PARADIGMA DA CIÊNCIA, O SISTÊMICO, NAS PERSPECTIVAS CONFORME BERTALANFFY, CAPRA, MORIN, PERRENOUND, SANTOS, VASCONCELLOS, MATURANA E VARELA. USANDO UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA AOS DOCENTES DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NA ZONA NORTE DA CIDADE, OBTIVERAM-SE OS DADOS PARA ANÁLISE. A AMOSTRA DEFINIU-SE PELA ADESÃO ESPONTÂNEA DE OITO PROFESSORES DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, SENDO CADA UM DE UMA DISCIPLINA, JUNTAMENTE COM OS DOCUMENTOS CONCERNENTES E NECESSÁRIOS NA AUTORIZAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA PESQUISA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS CLASSIFICOU-SE COMO ANÁLISE DE CONTEÚDO E SEGUIU O PRESSUPOSTO TEÓRICO DE BARDIN. NOS RESULTADOS, VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES NÃO CONHECEM OS PRESSUPOSTOS DO PENSAMENTO SISTÊMICO E, DESTA FORMA, DESENVOLVEM AVALIAÇÕES FRAGMENTADAS E DE NATUREZA SOMATÓRIA, DANDO ÊNFASE AOS RESULTADOS QUANTIFICÁVEIS OBTIDOS EM PROVAS, TESTES E TRABALHOS. ALÉM DISSO, DEMOSTROU-SE QUE OS DOCENTES NÃO SOBREPÕEM OS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS EM SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS.