O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DE ANGICAL DO PIAUÍ E COMO A MESMA FACILITA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA PLANA, VISTO QUE A DISCIPLINA DESENHO GEOMÉTRICO NÃO É TRABALHADA NO ENSINO BÁSICO POR NÃO SER UM COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO NOS CURRÍCULOS, PASSANDO A SER UM COMPONENTE OPTATIVO. A GEOMETRIA PLANA É A CONSTRUÇÃO DE FIGURAS POR MEIO DOS DESENHOS GEOMÉTRICOS, SENDO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA OS RECURSOS DO DESENHO PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA. PARA ISSO FOI REALIZADO PREVIAMENTE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM ACERVOS DIGITAIS COMO: ARTIGOS, ANAIS DE CONGRESSOS E LIVROS QUE NORTEOU A PESQUISA PARA UM VIÉS DESCRITIVO, POSTERIORMENTE FOI FEITO UMA PESQUISA DE CAMPO. COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, A PESQUISA FOI FEITA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS TENDO COMO SUJEITOS OS DOCENTES DE MATEMÁTICA DAS REDES PÚBLICAS MUNICIPAL E ESTADUAL, NO MUNICÍPIO DE ANGICAL DO PIAUÍ. APÓS ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS VERIFICOU-SE QUE OS OBJETIVOS DA PESQUISA FORAM ATINGIDOS COM ÊXITO E QUE NA PERSPECTIVA DOS SUJEITOS DA PESQUISA RELATARAM QUE A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO PODE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE GEOMETRIA PLANA.