Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: PRIMEIROS SOCORROS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SAÚDE NAS ESCOLAS Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS PRIMEIROS SOCORROS, DE ACORDO COM BRASIL (2003), PODEM SER DEFINIDOS COMO OS CUIDADOS IMEDIATOS A SEREM PRESTADOS RAPIDAMENTE A UMA PESSOA, VÍTIMA DE ACIDENTES OU DE MAL SÚBITO, CUJO ESTADO FÍSICO ALTERADO PÕE EM PERIGO A SUA VIDA. ESTE INSTRUMENTO DE PESQUISA TEM POR OBJETIVO AVALIAR O IMPACTO DO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONHECIMENTO E HABILIDADE DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E DISCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. O CENÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DESSE PROJETO AS TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE TUCANO NO INTERIOR DA BAHIA, QUE TRABALHA COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, COM APROXIMADAMENTE 100 FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES. CONSIDERANDO-SE QUE, NO AMBIENTE ESCOLAR, OS PROFESSORES TÊM MAIORES POSSIBILIDADES DE TESTEMUNHAR A OCORRÊNCIA DE SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E NECESSITAREM AGIR, FAZ-SE NECESSÁRIA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM PS COM O INTENTO EVITAR AS COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE PROCEDIMENTOS INADEQUADOS E OBJETIVANDO UM MELHOR PROGNÓSTICO. EM SUMA, FICA EVIDENTE QUE PARA O CONTROLE DAS COMPLICAÇÕES DOS INCIDENTES E AS SEQUELAS FAZ-SE NECESSÁRIO À PROMOÇÃO DA SAÚDE, ATRAVÉS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS.

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