ESTE ESTUDO BUSCA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO CENÁRIO ESCOLAR, TENDO COMO RECORTE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ANTÔNIO DE FIGUEIREDO TAVEIRA DE POTENGI/CE. ENSINAR E APRENDER A PARTIR DA LUDICIDADE SE RESSALTA NA ATUALIDADE ENQUANTO UM PROCESSO QUE ACRESCENTA SABERES. LOGO, ESTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER COMO OCORRE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DAS CIÊNCIAS E A INSERÇÃO DO LÚDICO NA SALA DE AULA. NESTA EXPERIÊNCIA FORAM TRABALHADOS JOGOS DIDÁTICOS, ENVOLVENDO CONTEÚDOS DE QUÍMICA, MAIS ESPECIFICAMENTE A TABELA PERIÓDICA, POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS QUE REFORCE OS CONTEÚDOS, TRABALHE A COGNIÇÃO E CRIATIVIDADE DOS ALUNOS. OS RESULTADOS CONSEGUIDOS DEMONSTRARAM QUE TAIS ATIVIDADES PROVOCAM A CRIATIVIDADE, INTEGRAÇÃO E SOCIABILIZAÇÃO, MUDANDO A IMAGEM MONÓTONA DO ATO DE APRENDER FAZENDO COM QUE OS ALUNOS PASSEM A DEMONSTRAR INTERESSE, JÁ QUE CONSEGUEM COMPREENDER OS CONTEÚDOS ABORDADOS ATRAVÉS DAS ATIVIDADES LÚDICAS. E NESSE ASPECTO OS ALUNOS DESTACARAM QUE COM O JOGO, SENTIRAM-SE MAIS MOTIVADOS E ATIVOS NA APRENDIZAGEM. POR CONSEGUINTE, ESTIMULAR O ALUNO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM É NECESSÁRIO O USO DE UMA LINGUAGEM MAIS ATRAENTE, QUE SEJA CAPAZ DE APROXIMÁ-LO O MÁXIMO POSSÍVEL DA REALIDADE, TRANSFORMANDO OS CONTEÚDOS EM VIVÊNCIAS.