O PRESENTE ARTIGO, FUNDAMENTADO NA TEORIA SÓCIO HISTÓRICA, APRESENTA UM RECORTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFC. NESTE TEXTO, OBJETIVA-SE ANALISAR A PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTOS NARRATIVOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI), VERIFICANDO, PARTICULARMENTE, OS ELEMENTOS DO ENREDO E SUA MACROESTRUTURA. O ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, APRESENTA OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DE UM PRÉ E PÓS-TESTE QUE CONSISTIRAM NUM RECONTO ESCRITO DE UMA NARRATIVA LIDA PELA PESQUISADORA. PARTICIPARAM DA PESQUISA CINCO ESTUDANTES QUE APRESENTAVAM DI, TODAS MATRICULADAS EM TURMAS COMUNS DE 2º, 3º E 5º ANOS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA, CEARÁ. OS DADOS COLETADOS APONTARAM QUE DE CINCO ESTUDANTES, APENAS UMA DELAS DEMONSTROU MELHOR DESEMPENHO NA PRODUÇÃO TEXTUAL ENTRE O PRÉ E O PÓS-TESTE, UMA MANTEVE O MESMO DESEMPENHO, E TRÊS DELAS NÃO AMPLIARAM QUALITATIVAMENTE SEUS DESEMPENHOS DE ESCRITA SUGERINDO REGRESSÃO. VERIFICOU-SE QUE, APESAR DA REGRESSÃO QUANTO AO DESEMPENHO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR TRÊS PARTICIPANTES, DUAS DELAS APRESENTARAM TEXTOS COM MAIOR QUALIDADE QUANTO À REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, ASSIM COMO DEMONSTRARAM EVOLUÇÃO NA QUALIDADE DE PRODUTORAS DE TEXTO. CONCLUÍMOS QUE A PRODUÇÃO DE UM RECONTO ESCRITO EXIGIU DAS PARTICIPANTES, PRINCIPALMENTE, A EVOCAÇÃO DE INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS ANTERIORMENTE, SENDO ESTA UMA HABILIDADE RELACIONADA À MEMÓRIA QUE REPRESENTA UMA ATIVIDADE COM SIGNIFICATIVA DIFICULDADE PARA PESSOAS COM DI. APESAR DAS DIFICULDADES EXPRESSAS DE QUATRO PARTICIPANTES, VERIFICOU-SE QUE TODAS DEMONSTRARAM CAPACIDADE PARA PRODUZIR UM RECONTO ELENCANDO IDEIAS PRINCIPAIS, PERSONAGENS, ALÉM DA MANUTENÇÃO DA ORDEM DOS EVENTOS NARRATIVOS.