Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES COMO BASE DE FORMAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA

Palavra-chaves: CIVILIDADE, EDUCAÇÃO, PAIDEIA GREGA, PLATÃO Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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      REFERIDO MITO, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DOIS MOMENTOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, \r\n
      EXAMINAMOS AS RAZÕES E SIGNIFICADOS DA MITOLOGIA COMO MECANISMO PEDAGÓGICO NA GRÉCIA ANTIGA; EM \r\n
      SEGUIDA, ANALISAMOS A NARRATIVA DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, EXPLICANDO CADA UM DOS TRABALHOS E A \r\n
      MORALIDADE INTRÍNSECA A CADA UM, ALÉM DE PONTUARMOS SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS GREGOS PARA A \r\n
      CIVILIDADE (FUNDAMENTO IMPRESCINDÍVEL À PAIDEIA). EM TERMOS CONCLUSIVOS, A NARRATIVA DOS DOZE \r\n
      TRABALHOS DE HÉRCULES POSSUI MUITOS ENSINAMENTOS SOBRE O QUE ALGUÉM DEVE APRENDER PARA SER \r\n
      CIVILIZADO. DENTRE ESSES ENSINAMENTOS, DESTACA-SE A CONCEPÇÃO – TÍPICA DA MITOLOGIA ARCAICA À FILOSOFIA \r\n
      CLÁSSICA E HELENÍSTICA – DE QUE OS SERES HUMANOS DEVEM GOVERNAR SEUS IMPULSOS INSTINTIVOS (TÍPICOS DOS \r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA DESENVOLVER UM ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS ÉTICOS SUBJACENTES À NARRATIVA DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, UMA DAS MAIS FAMOSAS DA GRÉCIA ANTIGA E IGUALMENTE IMPORTANTE, NO UNIVERSO FORMATIVO DA PAIDEIA GREGA. OBJETIVANDO, PORTANTO, COMPREENDER A FORÇA PEDAGÓGICA DO REFERIDO MITO, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DOIS MOMENTOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, EXAMINAMOS AS RAZÕES E SIGNIFICADOS DA MITOLOGIA COMO MECANISMO PEDAGÓGICO NA GRÉCIA ANTIGA; EM SEGUIDA, ANALISAMOS A NARRATIVA DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, EXPLICANDO CADA UM DOS TRABALHOS E A MORALIDADE INTRÍNSECA A CADA UM, ALÉM DE PONTUARMOS SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS GREGOS PARA A CIVILIDADE (FUNDAMENTO IMPRESCINDÍVEL À PAIDEIA). EM TERMOS CONCLUSIVOS, A NARRATIVA DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES POSSUI MUITOS ENSINAMENTOS SOBRE O QUE ALGUÉM DEVE APRENDER PARA SER CIVILIZADO. DENTRE ESSES ENSINAMENTOS, DESTACA-SE A CONCEPÇÃO – TÍPICA DA MITOLOGIA ARCAICA À FILOSOFIA CLÁSSICA E HELENÍSTICA – DE QUE OS SERES HUMANOS DEVEM GOVERNAR SEUS IMPULSOS INSTINTIVOS (TÍPICOS DOS ANIMAIS) COM O USO DA RAZÃO, DE QUE O USO DA FORÇA DEVE SER PRETERIDO EM NOME DA RACIONALIDADE PRÁTICA.

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