O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA DESENVOLVER UM ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS ÉTICOS SUBJACENTES À NARRATIVA
DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, UMA DAS MAIS FAMOSAS DA GRÉCIA ANTIGA E IGUALMENTE IMPORTANTE, NO
UNIVERSO FORMATIVO DA PAIDEIA GREGA. OBJETIVANDO, PORTANTO, COMPREENDER A FORÇA PEDAGÓGICA DO
REFERIDO MITO, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DOIS MOMENTOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE,
EXAMINAMOS AS RAZÕES E SIGNIFICADOS DA MITOLOGIA COMO MECANISMO PEDAGÓGICO NA GRÉCIA ANTIGA; EM
SEGUIDA, ANALISAMOS A NARRATIVA DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, EXPLICANDO CADA UM DOS TRABALHOS E A
MORALIDADE INTRÍNSECA A CADA UM, ALÉM DE PONTUARMOS SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS GREGOS PARA A
CIVILIDADE (FUNDAMENTO IMPRESCINDÍVEL À PAIDEIA). EM TERMOS CONCLUSIVOS, A NARRATIVA DOS DOZE
TRABALHOS DE HÉRCULES POSSUI MUITOS ENSINAMENTOS SOBRE O QUE ALGUÉM DEVE APRENDER PARA SER
CIVILIZADO. DENTRE ESSES ENSINAMENTOS, DESTACA-SE A CONCEPÇÃO – TÍPICA DA MITOLOGIA ARCAICA À FILOSOFIA
CLÁSSICA E HELENÍSTICA – DE QUE OS SERES HUMANOS DEVEM GOVERNAR SEUS IMPULSOS INSTINTIVOS (TÍPICOS DOS
ANIMAIS) COM O USO DA RAZÃO, DE QUE O USO DA FORÇA DEVE SER PRETERIDO EM NOME DA RACIONALIDADE PRÁTICA.