Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES COMO BASE DE FORMAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA

Palavra-chaves: CIVILIDADE, EDUCAÇÃO, PAIDEIA GREGA, PLATÃO Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61878
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 6032
    "inscrito_id" => 14113
    "titulo" => """
      OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES COMO BASE DE \r\n
      FORMAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA DESENVOLVER UM ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS ÉTICOS SUBJACENTES À NARRATIVA \r\n
      DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, UMA DAS MAIS FAMOSAS DA GRÉCIA ANTIGA E IGUALMENTE IMPORTANTE, NO \r\n
      UNIVERSO FORMATIVO DA PAIDEIA GREGA. OBJETIVANDO, PORTANTO, COMPREENDER A FORÇA PEDAGÓGICA DO \r\n
      REFERIDO MITO, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DOIS MOMENTOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, \r\n
      EXAMINAMOS AS RAZÕES E SIGNIFICADOS DA MITOLOGIA COMO MECANISMO PEDAGÓGICO NA GRÉCIA ANTIGA; EM \r\n
      SEGUIDA, ANALISAMOS A NARRATIVA DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, EXPLICANDO CADA UM DOS TRABALHOS E A \r\n
      MORALIDADE INTRÍNSECA A CADA UM, ALÉM DE PONTUARMOS SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS GREGOS PARA A \r\n
      CIVILIDADE (FUNDAMENTO IMPRESCINDÍVEL À PAIDEIA). EM TERMOS CONCLUSIVOS, A NARRATIVA DOS DOZE \r\n
      TRABALHOS DE HÉRCULES POSSUI MUITOS ENSINAMENTOS SOBRE O QUE ALGUÉM DEVE APRENDER PARA SER \r\n
      CIVILIZADO. DENTRE ESSES ENSINAMENTOS, DESTACA-SE A CONCEPÇÃO – TÍPICA DA MITOLOGIA ARCAICA À FILOSOFIA \r\n
      CLÁSSICA E HELENÍSTICA – DE QUE OS SERES HUMANOS DEVEM GOVERNAR SEUS IMPULSOS INSTINTIVOS (TÍPICOS DOS \r\n
      ANIMAIS) COM O USO DA RAZÃO, DE QUE O USO DA FORÇA DEVE SER PRETERIDO EM NOME DA RACIONALIDADE PRÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "CIVILIDADE, EDUCAÇÃO, PAIDEIA GREGA, PLATÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID14113_03102019235817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA MOREIRA ANTONICHEN"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA M. ANTONICHEN"
    "autor_email" => "brunamh7@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB CAMPUS JOÃO PESSOA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61878
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 6032
    "inscrito_id" => 14113
    "titulo" => """
      OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES COMO BASE DE \r\n
      FORMAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA DESENVOLVER UM ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS ÉTICOS SUBJACENTES À NARRATIVA \r\n
      DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, UMA DAS MAIS FAMOSAS DA GRÉCIA ANTIGA E IGUALMENTE IMPORTANTE, NO \r\n
      UNIVERSO FORMATIVO DA PAIDEIA GREGA. OBJETIVANDO, PORTANTO, COMPREENDER A FORÇA PEDAGÓGICA DO \r\n
      REFERIDO MITO, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DOIS MOMENTOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, \r\n
      EXAMINAMOS AS RAZÕES E SIGNIFICADOS DA MITOLOGIA COMO MECANISMO PEDAGÓGICO NA GRÉCIA ANTIGA; EM \r\n
      SEGUIDA, ANALISAMOS A NARRATIVA DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, EXPLICANDO CADA UM DOS TRABALHOS E A \r\n
      MORALIDADE INTRÍNSECA A CADA UM, ALÉM DE PONTUARMOS SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS GREGOS PARA A \r\n
      CIVILIDADE (FUNDAMENTO IMPRESCINDÍVEL À PAIDEIA). EM TERMOS CONCLUSIVOS, A NARRATIVA DOS DOZE \r\n
      TRABALHOS DE HÉRCULES POSSUI MUITOS ENSINAMENTOS SOBRE O QUE ALGUÉM DEVE APRENDER PARA SER \r\n
      CIVILIZADO. DENTRE ESSES ENSINAMENTOS, DESTACA-SE A CONCEPÇÃO – TÍPICA DA MITOLOGIA ARCAICA À FILOSOFIA \r\n
      CLÁSSICA E HELENÍSTICA – DE QUE OS SERES HUMANOS DEVEM GOVERNAR SEUS IMPULSOS INSTINTIVOS (TÍPICOS DOS \r\n
      ANIMAIS) COM O USO DA RAZÃO, DE QUE O USO DA FORÇA DEVE SER PRETERIDO EM NOME DA RACIONALIDADE PRÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "CIVILIDADE, EDUCAÇÃO, PAIDEIA GREGA, PLATÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID14113_03102019235817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA MOREIRA ANTONICHEN"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA M. ANTONICHEN"
    "autor_email" => "brunamh7@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB CAMPUS JOÃO PESSOA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA DESENVOLVER UM ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS ÉTICOS SUBJACENTES À NARRATIVA DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, UMA DAS MAIS FAMOSAS DA GRÉCIA ANTIGA E IGUALMENTE IMPORTANTE, NO UNIVERSO FORMATIVO DA PAIDEIA GREGA. OBJETIVANDO, PORTANTO, COMPREENDER A FORÇA PEDAGÓGICA DO REFERIDO MITO, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DOIS MOMENTOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, EXAMINAMOS AS RAZÕES E SIGNIFICADOS DA MITOLOGIA COMO MECANISMO PEDAGÓGICO NA GRÉCIA ANTIGA; EM SEGUIDA, ANALISAMOS A NARRATIVA DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, EXPLICANDO CADA UM DOS TRABALHOS E A MORALIDADE INTRÍNSECA A CADA UM, ALÉM DE PONTUARMOS SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DOS GREGOS PARA A CIVILIDADE (FUNDAMENTO IMPRESCINDÍVEL À PAIDEIA). EM TERMOS CONCLUSIVOS, A NARRATIVA DOS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES POSSUI MUITOS ENSINAMENTOS SOBRE O QUE ALGUÉM DEVE APRENDER PARA SER CIVILIZADO. DENTRE ESSES ENSINAMENTOS, DESTACA-SE A CONCEPÇÃO – TÍPICA DA MITOLOGIA ARCAICA À FILOSOFIA CLÁSSICA E HELENÍSTICA – DE QUE OS SERES HUMANOS DEVEM GOVERNAR SEUS IMPULSOS INSTINTIVOS (TÍPICOS DOS ANIMAIS) COM O USO DA RAZÃO, DE QUE O USO DA FORÇA DEVE SER PRETERIDO EM NOME DA RACIONALIDADE PRÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.