ESTA PESQUISA CONTEMPLA OS ESTUDOS E APRENDIZAGENS CONSTRUÍDOS ATRAVÉS DA DISCIPLINA DE BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E PRÁTICAS LÚDICAS, DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, DURANTE O PERÍODO DE DEZEMBRO/2018 A MARÇO/2019. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE A VITALIDADE DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, COMPREENDENDO QUE INTERFERE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, VISTA COMO UM SER QUE ASSIM COMO OS ADULTOS, TEM DIMENSÕES A SEREM TOCADAS, ESTIMULADAS E VALORIZADAS, ASSIM COMO, ESCLARECER E DIFERENCIAR BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS. FEZ PARTE DA PROPOSTA A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS E CRIAÇÃO/ADAPTAÇÃO DE BRINCADEIRAS QUE TRATASSEM DE TEMÁTICAS ESPECÍFICAS, NO CASO REFERENTE À DIVERSIDADE RELIGIOSA, SENDO UMA VERTENTE QUE MUITO CARECE DE APROFUNDAMENTO E ESCLARECIMENTO NO COTIDIANO DA CRIANÇA, PARA QUE HAJA MAIS RESPEITO COM O OUTRO E CLAREZA NA SUA VISÃO DE MUNDO. A PRODUÇÃO FOI ENRIQUECIDA A PARTIR DE: BROUGERE (2004), KISHIMOTO (2010, 2014) E SCHERER (2005). TRATA-SE DE UM TRABALHO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGRÁFICA, VISTO QUE SEGUE UMA ORDEM DE PROCEDIMENTOS, TENDO UM OBJETIVO DE ESTUDO COMO FOCO. OS RESULTADOS APONTAM PARA UM CONHECIMENTO QUALITATIVO, POSSIBILITANDO INOVAR NOSSA VISÃO E AÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. AS CONCLUSÕES REFEREM-SE À IMPORTÂNCIA DE VALORIZARMOS O BRINCAR, TENDO-O COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO.