Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DO GÊNERO CONTO

Palavra-chaves: SURDO, PORTUGUÊS, GÊNERO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ABORDA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES SURDOS A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO COM O GÊNERO LITERÁRIO CONTO, A CARTOMANTE, EM QUADRINHOS, DO AUTOR MACHADO DE ASSIS, EM UMA TURMA DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE AGROINDÚSTRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS SOUSA/PB. ESTA PESQUISA APRESENTA UMA METODOLOGIA QUALITATIVA CUJO PROCEDIMENTO FOI UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NAS OBSERVAÇÕES FEITAS NAS AULAS MINISTRADAS, EM UMA PROPOSTA BILÍNGUE. ESTE TRABALHO TRAZ UM BREVE CONTEXTO HISTÓRICO, FILOSÓFICO E CULTURAL DA EDUCAÇÃO DE SURDOS, REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESCOLARES SURDOS. ESTE ARTIGO RATIFICA A IDEIA DE QUE AS BARREIRAS METODOLÓGICAS, QUE NÃO CONSIDERAM AS PECULIARIDADES LINGUÍSTICAS DA PESSOA SURDA SÃO RETROCESSO PARA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA. É FUNDAMENTAL O USO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A NECESSIDADE DE DIRECIONAR O ENSINO DE PORTUGUÊS DE FORMA CONTEXTUALIZADA, A FUNÇÃO SOCIAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO PRÁTICA MEDIADORA PARA A CIDADANIA. NESSA PERSPECTIVA, DESENVOLVEU-SE O TRABALHO COM O GÊNERO CONTO E ESSA EXPERIÊNCIA CONFIRMOU QUE A COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA DE SINAIS, AS IMAGENS QUE COMPÕEM A HISTÓRIA EM QUADRINHOS FACILITARAM A COMPREENSÃO, AINDA QUE EVIDENCIASSE NA PRODUÇÃO ESCRITA DO RESUMO DO CONTO, UM POUCO DE DIFICULDADE NA CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL, SEM COMPROMETIMENTO SEMÂNTICO.

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