A PRESENTE PESQUISA BUSCA INVESTIGAR IDENTIDADES SURDAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE LEITOR LITERÁRIO, E A ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS EM CONTEXTOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS INTENSIVO (PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR) E NO CURSO EXTENSIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA – UFRA. ESTE ESTUDO DEU-SE POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM DOCENTES E DISCENTES SURDOS DA INSTITUIÇÃO OBSERVANDO AS IDENTIDADES SURDAS (STROBEL,2008) EM QUE ESTÃO INSERIDOS, SUAS HISTÓRIAS DE VIDA, PROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL, NOS CONTEXTOS FAMILIAR E ESCOLAR, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, CONHECIMENTO SOBRE TEXTOS LITERÁRIOS, APREENSÃO DOS TEXTOS LITERÁRIOS EXPOSTOS NO CONTEXTO ACADÊMICO, TRADUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE LITERATURA SURDA. A PESQUISA TEM COMO ESCOPO ANALISAR ESSAS IDENTIDADES SURDAS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DOS ENTREVISTADOS EM RELAÇÃO AOS TEXTOS LITERÁRIOS, CIRCULAÇÃO E REGISTRO DE LITERATURA SURDA. (PERLIN, 1998) E (KARNOPP, 2008) FORAM O APORTE TEÓRICO PARA ESTA ANÁLISE.