O PRESENTE TRABALHO APRESENTA-SE COMO FRUTO DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DESENVOLVIDA A PARTIR DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA AO TOMAR COMO PROPOSTA CONTEXTUAL A ABORDAGEM DE ENSINO FUNDAMENTADA PELA METODOLOGIA ATIVA. NESSE SENTIDO, TEM-SE COMO OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DIDÁTICO PROPOSTA A PARTIR DO USO DE ORIGAMI ENQUANTO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. O DELINEAMENTO DA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO SENDO DO TIPO QUALI-QUANTITATIVA, DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DO ESTUDO DE CASO. NESTE SENTIDO, FORMA ANALISADOS OS PROCEDIMENTOS DIDÁTICO E PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DA AULA, ASSIM COMO O TEMPO DE EXECUÇÃO, O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES E AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A SIGNIFICÂNCIA DO ORIGAMI ENQUANTO ESTRATÉGIA QUE FAVORECE A O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE FORMA MAIS LÚDICA. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS SÃO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, POR APROXIMAREM DE FORMA SIMPLES E INTERATIVA O CONTEÚDO DO ALUNO, AGREGANDO DESSA FORMA AO ENSINO UMA CARGA SENTIMENTAL E MOTORA, O QUE FACILITA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, ALÉM DE AGREGAR AS DIVERSAS ÁREAS DE ENSINO INTERDISCIPLINARMENTE.