Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA BNCC NO ENSINO DA MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: CURRÍCULO, FORMAÇÃO CONTINUADA, BNCC Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59808 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5420 "inscrito_id" => 3447 "titulo" => "DESAFIOS DA BNCC NO ENSINO DA MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS" "resumo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES PROPORCIONADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO OBRIGATÓRIO, QUE TEM COMO OBJETIVO FOMENTAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS, APRESENTANDO DESAFIOS SIGNIFICATIVOS PARA O ENSINO. PENSANDO NISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DOS POSSÍVEIS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PETROLINA - PE NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DA BNCC E DO CURRÍCULO DO ESTADO DE PERNAMBUCO E APLICADO QUESTIONÁRIOS A DOCENTES EM EXERCÍCIO. OS DADOS PERMITIRAM INFERIR QUE MAIS DA METADE DOS PROFESSORES AINDA NÃO SE SENTE PREPARADOS PARA ATUAR SOB AS REGRAS IMPOSTAS PELA NOVA BNCC; ALÉM DISSO, APENAS 28,2% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM TER CONHECIMENTO DO CURRÍCULO DO ESTADO. TAIS RESULTADOS PERMITEM CONCLUIR QUE SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR DIFERENCIADO PARA A OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, JÁ QUE O DESAFIO MAIS RELATADO PELOS PROFESSORES ESTÁ NA COMPREENSÃO DA BNCC.A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES PROPORCIONADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO OBRIGATÓRIO, QUE TEM COMO OBJETIVO F" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO CONTINUADA, BNCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID3447_03102019121437.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUMAIA ALMEIDA RAMOS" "autor_nome_curto" => "SUMAIA A. RAMOS" "autor_email" => "sumaiaramos.math@gmail.co" "autor_ies" => "GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SERTÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59808 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5420 "inscrito_id" => 3447 "titulo" => "DESAFIOS DA BNCC NO ENSINO DA MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS" "resumo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES PROPORCIONADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO OBRIGATÓRIO, QUE TEM COMO OBJETIVO FOMENTAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS, APRESENTANDO DESAFIOS SIGNIFICATIVOS PARA O ENSINO. PENSANDO NISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DOS POSSÍVEIS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PETROLINA - PE NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DA BNCC E DO CURRÍCULO DO ESTADO DE PERNAMBUCO E APLICADO QUESTIONÁRIOS A DOCENTES EM EXERCÍCIO. OS DADOS PERMITIRAM INFERIR QUE MAIS DA METADE DOS PROFESSORES AINDA NÃO SE SENTE PREPARADOS PARA ATUAR SOB AS REGRAS IMPOSTAS PELA NOVA BNCC; ALÉM DISSO, APENAS 28,2% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM TER CONHECIMENTO DO CURRÍCULO DO ESTADO. TAIS RESULTADOS PERMITEM CONCLUIR QUE SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR DIFERENCIADO PARA A OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, JÁ QUE O DESAFIO MAIS RELATADO PELOS PROFESSORES ESTÁ NA COMPREENSÃO DA BNCC.A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES PROPORCIONADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO OBRIGATÓRIO, QUE TEM COMO OBJETIVO F" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO CONTINUADA, BNCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID3447_03102019121437.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUMAIA ALMEIDA RAMOS" "autor_nome_curto" => "SUMAIA A. RAMOS" "autor_email" => "sumaiaramos.math@gmail.co" "autor_ies" => "GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SERTÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES PROPORCIONADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO OBRIGATÓRIO, QUE TEM COMO OBJETIVO FOMENTAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS, APRESENTANDO DESAFIOS SIGNIFICATIVOS PARA O ENSINO. PENSANDO NISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DOS POSSÍVEIS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PETROLINA - PE NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DA BNCC E DO CURRÍCULO DO ESTADO DE PERNAMBUCO E APLICADO QUESTIONÁRIOS A DOCENTES EM EXERCÍCIO. OS DADOS PERMITIRAM INFERIR QUE MAIS DA METADE DOS PROFESSORES AINDA NÃO SE SENTE PREPARADOS PARA ATUAR SOB AS REGRAS IMPOSTAS PELA NOVA BNCC; ALÉM DISSO, APENAS 28,2% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM TER CONHECIMENTO DO CURRÍCULO DO ESTADO. TAIS RESULTADOS PERMITEM CONCLUIR QUE SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR DIFERENCIADO PARA A OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, JÁ QUE O DESAFIO MAIS RELATADO PELOS PROFESSORES ESTÁ NA COMPREENSÃO DA BNCC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.