Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA DA REGÊNCIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE CARPINA-PE

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO, PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58304
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 945
    "inscrito_id" => 3147
    "titulo" => """
      A EXPERIÊNCIA DA REGÊNCIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA A\r\n
      PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM\r\n
      UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE CARPINA-PE
      """
    "resumo" => """
      O TRABALHO EXPOSTO OBJETIVA DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS RESULTANTES DA REGÊNCIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA,\r\n
      A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES ESTABELECIDAS PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), EM UMA\r\n
      INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE CARPINA – PE. A RESIDÊNCIA SE\r\n
      TORNOU DE UM VALOR FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SABENDO-SE QUE, A REALIZAÇÃO DO ATO DE\r\n
      ENSINAR É FUNDAMENTAL PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR. OS RESIDENTES TÊM COMO INSTIGAÇÃO A\r\n
      EXECUÇÃO DOS CONCEITOS VISTOS PARA A ELABORAÇÃO DE TÁTICAS MAIS DINÂMICAS PARA O ENSINO DA\r\n
      GEOGRAFIA. OS RESULTADOS OBTIDOS ATÉ O MOMENTO INDICARAM QUE O PRP OPORTUNIZA A FORMAÇÃO DOS\r\n
      FUTUROS DOCENTES E FAZ COM QUE OS ALUNOS ENVOLVIDOS ADQUIRAM CONHECIMENTO DE FORMA EFETIVA,\r\n
      FUNDAMENTADO NAS PLURALIDADES DE INTERVENÇÕES, NAS OBSERVAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO\r\n
      GEOGRÁFICO E NO USO DAS LEITURAS DO MUNDO REAL. VALE REFERIR QUE A ESCOLA CAMPO TEM ABRAÇADO O PRP\r\n
      ONDE TODOS OS PROFISSIONAIS CAMINHAM DISPOSTOS A INTERDISCIPLINARIDADE, COM VISTAS A PROMOVER UM\r\n
      ENSINO DINÂMICO E MAIS EFICAZ. OS FRUTOS, ATÉ AGORA ALCANÇADOS, SÃO NOTADOS NO COTIDIANO DOS\r\n
      ESTUDANTES. ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA DESENVOLVEMOS NA ESCOLA ATIVIDADES MAIS LÚDICAS, DINÂMICAS, ALÉM\r\n
      DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO VISANDO DIFERENCIAR DAS ATIVIDADES QUE SÃO EXECUTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR\r\n
      E ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA PARTICIPAREM DAS AULAS. NESSE SEGUIMENTO, NOS ESPELHAMOS EM\r\n
      TEÓRICOS COMO: SANTOS (2012), SCHULMAN (1992), FREIRE (1997) ENTRE OUTROS. ASSIM, O TRABALHO AQUI\r\n
      APRESENTADO NOS PROPORCIONA UMA REFLEXÃO SOBRE O PRP APLICADO NO CONTEXTO DA REALIDADE ESCOLAR,\r\n
      ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO, PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3147_05082019211649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON ANDRÉ DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON ANDRÉ"
    "autor_email" => "andersonxiy@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58304
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 945
    "inscrito_id" => 3147
    "titulo" => """
      A EXPERIÊNCIA DA REGÊNCIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA A\r\n
      PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM\r\n
      UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE CARPINA-PE
      """
    "resumo" => """
      O TRABALHO EXPOSTO OBJETIVA DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS RESULTANTES DA REGÊNCIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA,\r\n
      A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES ESTABELECIDAS PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), EM UMA\r\n
      INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE CARPINA – PE. A RESIDÊNCIA SE\r\n
      TORNOU DE UM VALOR FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SABENDO-SE QUE, A REALIZAÇÃO DO ATO DE\r\n
      ENSINAR É FUNDAMENTAL PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR. OS RESIDENTES TÊM COMO INSTIGAÇÃO A\r\n
      EXECUÇÃO DOS CONCEITOS VISTOS PARA A ELABORAÇÃO DE TÁTICAS MAIS DINÂMICAS PARA O ENSINO DA\r\n
      GEOGRAFIA. OS RESULTADOS OBTIDOS ATÉ O MOMENTO INDICARAM QUE O PRP OPORTUNIZA A FORMAÇÃO DOS\r\n
      FUTUROS DOCENTES E FAZ COM QUE OS ALUNOS ENVOLVIDOS ADQUIRAM CONHECIMENTO DE FORMA EFETIVA,\r\n
      FUNDAMENTADO NAS PLURALIDADES DE INTERVENÇÕES, NAS OBSERVAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO\r\n
      GEOGRÁFICO E NO USO DAS LEITURAS DO MUNDO REAL. VALE REFERIR QUE A ESCOLA CAMPO TEM ABRAÇADO O PRP\r\n
      ONDE TODOS OS PROFISSIONAIS CAMINHAM DISPOSTOS A INTERDISCIPLINARIDADE, COM VISTAS A PROMOVER UM\r\n
      ENSINO DINÂMICO E MAIS EFICAZ. OS FRUTOS, ATÉ AGORA ALCANÇADOS, SÃO NOTADOS NO COTIDIANO DOS\r\n
      ESTUDANTES. ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA DESENVOLVEMOS NA ESCOLA ATIVIDADES MAIS LÚDICAS, DINÂMICAS, ALÉM\r\n
      DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO VISANDO DIFERENCIAR DAS ATIVIDADES QUE SÃO EXECUTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR\r\n
      E ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA PARTICIPAREM DAS AULAS. NESSE SEGUIMENTO, NOS ESPELHAMOS EM\r\n
      TEÓRICOS COMO: SANTOS (2012), SCHULMAN (1992), FREIRE (1997) ENTRE OUTROS. ASSIM, O TRABALHO AQUI\r\n
      APRESENTADO NOS PROPORCIONA UMA REFLEXÃO SOBRE O PRP APLICADO NO CONTEXTO DA REALIDADE ESCOLAR,\r\n
      ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO, PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3147_05082019211649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON ANDRÉ DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON ANDRÉ"
    "autor_email" => "andersonxiy@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO EXPOSTO OBJETIVA DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS RESULTANTES DA REGÊNCIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA, A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES ESTABELECIDAS PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE CARPINA – PE. A RESIDÊNCIA SE TORNOU DE UM VALOR FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SABENDO-SE QUE, A REALIZAÇÃO DO ATO DE ENSINAR É FUNDAMENTAL PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR. OS RESIDENTES TÊM COMO INSTIGAÇÃO A EXECUÇÃO DOS CONCEITOS VISTOS PARA A ELABORAÇÃO DE TÁTICAS MAIS DINÂMICAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA. OS RESULTADOS OBTIDOS ATÉ O MOMENTO INDICARAM QUE O PRP OPORTUNIZA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES E FAZ COM QUE OS ALUNOS ENVOLVIDOS ADQUIRAM CONHECIMENTO DE FORMA EFETIVA, FUNDAMENTADO NAS PLURALIDADES DE INTERVENÇÕES, NAS OBSERVAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO GEOGRÁFICO E NO USO DAS LEITURAS DO MUNDO REAL. VALE REFERIR QUE A ESCOLA CAMPO TEM ABRAÇADO O PRP ONDE TODOS OS PROFISSIONAIS CAMINHAM DISPOSTOS A INTERDISCIPLINARIDADE, COM VISTAS A PROMOVER UM ENSINO DINÂMICO E MAIS EFICAZ. OS FRUTOS, ATÉ AGORA ALCANÇADOS, SÃO NOTADOS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA DESENVOLVEMOS NA ESCOLA ATIVIDADES MAIS LÚDICAS, DINÂMICAS, ALÉM DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO VISANDO DIFERENCIAR DAS ATIVIDADES QUE SÃO EXECUTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR E ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA PARTICIPAREM DAS AULAS. NESSE SEGUIMENTO, NOS ESPELHAMOS EM TEÓRICOS COMO: SANTOS (2012), SCHULMAN (1992), FREIRE (1997) ENTRE OUTROS. ASSIM, O TRABALHO AQUI APRESENTADO NOS PROPORCIONA UMA REFLEXÃO SOBRE O PRP APLICADO NO CONTEXTO DA REALIDADE ESCOLAR, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.