SILVEIRA, Hebert Adolfo De Souza et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63012>. Acesso em: 05/11/2024 07:02
UMA DAS GRANDES DIFICULDADES ENCONTRADOS PELOS ALUNOS NA MATÉRIA DE IMUNOLOGIA É O SEU ANTAGONISMO EM ENTENDER AS REAÇÕES, PROCESSOS DE ATIVAÇÃO DE LINFÓCITOS, A MEMORIZAÇÃO DE NOMENCLATURAS ETC. COMO O ENSINO DE BIOLOGIA NA MAIORIA DAS VEZES NÃO É VISTO COMO UMA ALGO ATRATIVO, A ELABORAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO VEM TRAZER ESSA ALTERNATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS. POR MEIO DA LITERATURA, PUDEMOS OBSERVAR UMA ALTA UTILIZAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE ENSINO EM SALA DE AULA, TRAZENDO NOVOS MÉTODOS DE ENSINO, VISTO QUE, OBSERVA-SE QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE INOVAÇÃO E ADAPTAÇÃO NA FORMA QUE OS CONTEÚDOS SÃO REPASSADOS NAS ESCOLAS OU NAS UNIVERSIDADES. O PRESENTE TRABALHO VEM TRAZER UMA PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO A SER EMPREGADO NO CONTEÚDO: SISTEMA IMUNOLÓGICO ADAPTATIVO, EM ESPECÍFICO AO SUBTÓPICO ATIVAÇÃO DOS LINFÓCITOS TCD4, OS QUAIS SE DIFERENCIAM EM TH1, TH2 E TH17. O MODELO DIDÁTICO FOI CONFECCIONADO BASEADO NAS ILUSTRAÇÕES PRESENTES NO LIVRO IMUNOLOGIA CELULAR E MOLECULAR – ABBAS - 7ª ED, COM O INTUITO DE TORNA-LO UM MEIO FACILITADOR NO PROCESSO DE COMPREENSÃO E DE APRENDIZAGEM A UM TEMA TIDO COMO COMPLEXO PELOS LICENCIANDO EM BIOLOGIA.