O DESEMPENHO ESCOLAR VEM ADQUIRINDO UMA IMPORTÂNCIA E CENTRALIDADE CRESCENTES NA POLÍTICA EDUCATIVA E POR CONSEQUÊNCIA, NAS DINÂMICAS DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. O IMPACTO DESSE FATOR TEM-SE REFLETIDO DE FORMA DIRETA NOS DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS DANDO DESTAQUE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. POR ESTE MOTIVO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA A PARTIR DE UMA BUSCA ELETRÔNICA NAS BASES DE DADOS, LILACS, PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, SCIELO E PUBMED, PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS, VISANDO ENTENDER E SIMPLIFICAR AS POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DESEMPENHO ESCOLAR EM ESTUDANTES. AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PODEM ABORDAR A ATIVIDADE FÍSICA DE FORMA AMPLA, DESDE ATIVIDADES DE LAZER ATÉ ATIVIDADES SISTEMATIZADAS, RELACIONANDO-A COM O DESENVOLVIMENTO MOTOR E APRENDIZAGEM ESCOLAR. NO ENTANTO, AINDA SÃO NECESSÁRIOS ESTUDOS MAIS ESPECÍFICOS QUE REALMENTE COMPROVEM QUANTITATIVAMENTE AS ASSOCIAÇÕES ENTRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESEMPENHO ESCOLAR.