Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61820
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4778
    "inscrito_id" => 10268
    "titulo" => "OFICINA DE QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR QUE AO LONGO DOS ANOS VEM ENCANTANDO GERAÇÕES. POR SUA LINGUAGEM ACESSÍVEL, OS QUADRINHOS TÊM SE TORNADO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTO, SENDO RECONHECIDA POR PROFISSIONAIS E ESTUDIOSOS DE DIVERSAS ÁREAS COMO UM MEIO A SER UTILIZADO NO CONTEXTO EDUCACIONAL PARA DESPERTAR O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PARTINDO DA NECESSIDADE DE SE TRABALHAR METODOLOGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, ESTE ARTIGO APRESENTA A CRIAÇÃO DE UMA OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ONDE OS PARTICIPANTES ORIUNDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PRODUZIR HISTÓRIAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA E APRENDER SOBRE UMA METODOLOGIA QUE PODERÃO UTILIZAR POSTERIORMENTE EM SUA PRÁTICA DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID10268_26092019230215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIARA MARIA RAMOS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LIARA CARVALHO"
    "autor_email" => "liaracarvalho95@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61820
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4778
    "inscrito_id" => 10268
    "titulo" => "OFICINA DE QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR QUE AO LONGO DOS ANOS VEM ENCANTANDO GERAÇÕES. POR SUA LINGUAGEM ACESSÍVEL, OS QUADRINHOS TÊM SE TORNADO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTO, SENDO RECONHECIDA POR PROFISSIONAIS E ESTUDIOSOS DE DIVERSAS ÁREAS COMO UM MEIO A SER UTILIZADO NO CONTEXTO EDUCACIONAL PARA DESPERTAR O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PARTINDO DA NECESSIDADE DE SE TRABALHAR METODOLOGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, ESTE ARTIGO APRESENTA A CRIAÇÃO DE UMA OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ONDE OS PARTICIPANTES ORIUNDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PRODUZIR HISTÓRIAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA E APRENDER SOBRE UMA METODOLOGIA QUE PODERÃO UTILIZAR POSTERIORMENTE EM SUA PRÁTICA DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID10268_26092019230215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIARA MARIA RAMOS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LIARA CARVALHO"
    "autor_email" => "liaracarvalho95@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR QUE AO LONGO DOS ANOS VEM ENCANTANDO GERAÇÕES. POR SUA LINGUAGEM ACESSÍVEL, OS QUADRINHOS TÊM SE TORNADO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTO, SENDO RECONHECIDA POR PROFISSIONAIS E ESTUDIOSOS DE DIVERSAS ÁREAS COMO UM MEIO A SER UTILIZADO NO CONTEXTO EDUCACIONAL PARA DESPERTAR O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PARTINDO DA NECESSIDADE DE SE TRABALHAR METODOLOGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, ESTE ARTIGO APRESENTA A CRIAÇÃO DE UMA OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ONDE OS PARTICIPANTES ORIUNDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PRODUZIR HISTÓRIAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA E APRENDER SOBRE UMA METODOLOGIA QUE PODERÃO UTILIZAR POSTERIORMENTE EM SUA PRÁTICA DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.