O EMPREGO DE METODOLOGIAS DINÂMICAS E INTERATIVAS QUE DESPERTEM NO ALUNO MAIOR ENVOLVIMENTO, ATENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS EM SALA DE AULA TEM SIDO UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À ZOOLOGIA. SOB ESSA PREOCUPAÇÃO FOI ELABORADO E APLICADO DOIS JOGOS DIDÁTICOS, DENOMINADOS "QUEM SOU EU?-INVERTEBRADOS" E "JOGO DOS CORDADOS" EM UMA TURMA DE 3º ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, QUE FOI REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS BELÉM, POR DUAS ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA REFERIDA INSTITUIÇÃO E RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA CAPES SOB ORIENTAÇÃO DO PRECEPTOR DO PRP. O TRABALHO TEVE POR OBJETIVO DESCREVER, POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, OS EFEITOS DA APLICAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDO DE ZOOLOGIA E SERVINDO COMO SUGESTÃO DE ATIVIDADE METODOLÓGICA QUE ENVOLVE A TEMÁTICA APRESENTADA.OS RESULTADOS DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE AUXILIARAM BASTANTE O ENVOLVIMENTO DA TURMA COM O PROFESSOR E AS RESIDENTES, ALÉM DE PROPORCIONAR O TRABALHO EM CONJUNTO E O DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA E OUTRAS HABILIDADES COGNITIVAS QUE INTEGRAM O PROCESSO DE COMPREENSÃO E REFORMULAÇÃO DE CONCEITOS PARA ATINGIR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ALÉM DE AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENCONTRADAS APÓS A APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS E DOS JOGOS. FORAM OBSERVADOS EFEITOS POSITIVOS DA APLICAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA, LEVANDO EM CONTA QUE SEU USO PRECISA SER CONTEXTUALIZADO PARA QUE CONSIGA FAVORECER A INTERAÇÃO ENTRE A TURMA E O PROFESSOR.