COSTA, Cleane Sales et al.. Tabela periódica: inclusiva em cubos e o ensino significativo.. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62664>. Acesso em: 23/12/2024 03:56
A EDUCAÇÃO TEM SE REINVENTADO NO QUESITO ENSINAR, MODIFICANDO NÃO SÓ METODOLOGIAS, MAS ARRAIGADO IDEIAS E VALORES DE INCLUSÃO. SEGUNDO PAULO FREIRE, NA EDUCAÇÃO, ENSINAR SE EXIGE ALEGRIA E ESPERANÇA (1996, P.58). E É ESSA ESPERANÇA JUNTAMENTE COM O DESEJO COMUM DE PROGRESSO QUE SÃO CONSOLIDADOS PARA A INTEGRAÇÃO DE TODOS NO AMBIENTE DE ENSINO, PARA ESSES FINS É IMPORTANTE, PORTANTO, DESENVOLVER O CORPO DOCENTE POR MEIO DA CAPACITAÇÃO DIRECIONADA. NESTE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA OBJETIVA A INSERÇÃO DE ALUNOS PORTADORES DE DOENÇAS, SUPERDOTADOS E/OU QUE SOFREM COM TRANSTORNOS NA ESCOLA REGULAR. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA A CONFECÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INCLUSIVA, CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE OFERECER COMPREENSÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSOR- ALUNO. O TRABALHO DE CARÁTER INTERVENCIONISTA TEM COMO OBJETIVO ESTIMULAR A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E AUDITIVOS E DESPERTAR NO PROFESSOR PRÁTICAS DE ENSINO SIGNIFICATIVO, VINDOS DESDE SUA FORMAÇÃO, BUSCANDO O OBJETIVO INTRÍNSECO MAIOR, GARANTIR A APRENDIZAGEM DE TODOS. ESSES RECURSOS BUSCAM APLICAR METODOLOGIAS INCLUSIVAS CONSISTENTES, EM QUE OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PODEM OBTER CONHECIMENTO, TENDO COMO MEDIADOR O PROFESSOR, QUE É UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE ALUNO. AOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ENVOLVIDOS NESTE PROJETO, PROPORCIONOU UM SUPORTE DE ENSINO POR MEIO DA METODOLOGIA BRAILE E LIBRAS, O QUE PODERÁ PERMITIR QUE OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA SEJAM ALCANÇADOS POR MEIO DESTA PROPOSTA E TENHAM INFLUÊNCIA POSITIVA NA COMPREENSÃO DO ASSUNTO TABELA PERIÓDICA, INCENTIVANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.