O PRESENTE ESTUDO NOS LEVOU A REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MARABÁ (PA), ANALISANDO A ATUAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA E DOS PROFESSORES, BEM COMO O FAZER DOCENTE DOS PROFISSIONAIS NESTA ÁREA DO ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS OBJETIVOS DA PESQUISA FORAM ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, O HORÁRIO DESTINADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO, SE ESTAS LEVAM O ALUNO A COMPREENDER SEU PAPEL COMO CIDADÃO NO MEIO EM QUE VIVE. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARABÁ. ALÉM DA OBSERVAÇÃO EM LOCO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM PERGUNTAS ABERTAS PARA ALUNOS E PARA O PROFESSOR DA TURMA ANALISADA, A FIM DE COMPREENDER COMO SE DÁ O PROCESSO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS EIXOS ELENCADOS PARA A PESQUISA FORAM: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS; IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E; ATIVIDADES EXTRACLASSE. SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS, A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS É BEM QUISTA E PODERIA SER DESTINADO UM TEMPO MAIOR PARA O SEU DESENVOLVIMENTO. PODE-SE CONSTAR QUE O PROFESSOR DESENVOLVE ATIVIDADES QUE GERAM A CURIOSIDADE E A INTERPRETAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, APESAR DO POUCO TEMPO DESTINADO ÀS AULAS DE CIÊNCIAS. A PESQUISA PERMITIU COMPREENDER O PAPEL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS COMO UM PROFISSIONAL FORMADOR DE CIDADÃOS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS DO MEIO EM QUE VIVEM.