ESTE ARTIGO VISA TECER REFLEXÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES QUE O MÉTODO DE CASO – USADO ENQUANTO INSTRUMENTO METODOLÓGICO –, OFERECE PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO SOBRE AS SITUAÇÕES E CONHECIMENTOS RELATIVOS À ATIVIDADE PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO CLÍNICO EM PSICOLOGIA. ESTA DISCUSSÃO SERÁ BASEADA NUM RECORTE DOS RESULTADOS E DISCUSSÕES OBTIDOS NA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DA PRIMEIRA AUTORA DESTE TRABALHO, QUE ADAPTOU O MÉTODO DE CASO PARA A INVESTIGAÇÃO DAS SITUAÇÕES RELATIVAS À PRÁTICA DE SUPERVISÃO, E OS CONHECIMENTOS ATRELADOS A ESTA ATIVIDADE; SENDO DENOMINADO, PORTANTO, DE RELATO DE EXPERIÊNCIA BASEADO NO MODELO DO MÉTODO DE CASO. NESSE SENTIDO, FOI POSSÍVEL RECONHECER COM ESTE INSTRUMENTO, TRÊS SITUAÇÕES REFERENTES A PRÁTICA DOS CINCO SUPERVISORES QUE PARTICIPARAM DO ESTUDO DA PRIMEIRA AUTORA, QUAIS SEJAM: (1) A DIFICULDADE DE UM ESTAGIÁRIO EM MANEJAR UMA SITUAÇÃO CLÍNICA EXPERIENCIADA NO ESTÁGIO; (2) CONFLITOS ENTRE OS ESTAGIÁRIOS QUE EMERGEM NO ESPAÇO DA SUPERVISÃO E (3) DIFICULDADE DE UM ESTAGIÁRIO EM SE ADAPTAR AO RITMO DO GRUPO DE SUPERVISÃO. ENTRE OS CONHECIMENTOS PRESENTES NESTAS SITUAÇÕES, FOI OBSERVADO QUE A HABILIDADE METACOGNITIVA É FUNDAMENTAL PARA A RESOLUÇÃO DA PRIMEIRA SITUAÇÃO DESCRITA, AO PASSO QUE A COMPETÊNCIA DE GERENCIAR GRUPOS E SEUS CONFLITOS É UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE SURGEM NA ANÁLISE DAS SITUAÇÕES 2 E 3. CONCLUI-SE QUE O MÉTODO DE CASO ADAPTADO PARA O ESTUDO DA ATIVIDADE DE SUPERVISÃO MOSTROU-SE EFICAZ NA INVESTIGAÇÃO DE SITUAÇÕES E CONHECIMENTOS RELATIVOS A PRÁTICA PROFISSIONAL, PODENDO SER UM INSTRUMENTO UTILIZADO PARA O ESTUDO DE OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO DIDÁTICA.