Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LEITURA NA EJA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO

Palavra-chaves: ESTÁGIO, ENSINO DE LEITURA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60268
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1108
    "inscrito_id" => 6654
    "titulo" => "ENSINO DE LEITURA NA EJA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA ESTÁGIO EM ENSINO DE LEITURA, OFERTADA AOS ALUNOS DO CURSO SEMIPRESENCIAL LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, INSTITUTO UFC VIRTUAL. NO DECORRER DA DISCIPLINA FORAM ABORDADOS ESTUDO DOS PROCESSOS E MECANISMOS SÓCIO COGNITIVOS, INTERACIONAIS E LINGUÍSTICOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR E PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LEITURA E A OBSERVAÇÃO DE AULAS NA ESCOLA. COMO ESTAGIÁRIAS, OBJETIVAMOS APRESENTAR E REFLETIR SOBRE A PRÁTICA E OS RECURSOS UTILIZADOS PELA DOCENTE DE UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) QUE CORRESPONDE O 8° E O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM FORTALEZA. PARA O ALCANCE DOS NOSSOS OBJETIVOS, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES (6 AULAS), ANOTAÇÕES, REGISTRO FOTOGRÁFICO E ENTREVISTAMOS A PROFESSORA DA TURMA. SALIENTAMOS QUE NÃO HÁ AULAS ESPECIFICAS PARA O ENSINO DE LEITURA, POR SE TRATAR DE UMA TURMA DA EJA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE A PROFESSORA FAZ QUESTIONAMENTOS, ENVOLVENDO A PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA, A LEITURA INDIVIDUAL E COLETIVA RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES DE REGISTRO, INCENTIVANDO OS ALUNOS A FAZEREM SOZINHOS, COM O AUXÍLIO DOS COLEGAS E REALIZANDO INTERVENÇÕES QUANDO SOLICITADA. ATRAVÉS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, REFLETIMOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E NOS POSSIBILITOU PENSAR E PROPOR ESTRATÉGIAS PARA UMA POSTERIOR INTERVENÇÃO DURANTE OS ESTÁGIOS DE REGÊNCIA E FUTURAMENTE COMO DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO DE LEITURA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6654_09082019224415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DINÁ ESTER"
    "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60268
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1108
    "inscrito_id" => 6654
    "titulo" => "ENSINO DE LEITURA NA EJA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA ESTÁGIO EM ENSINO DE LEITURA, OFERTADA AOS ALUNOS DO CURSO SEMIPRESENCIAL LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, INSTITUTO UFC VIRTUAL. NO DECORRER DA DISCIPLINA FORAM ABORDADOS ESTUDO DOS PROCESSOS E MECANISMOS SÓCIO COGNITIVOS, INTERACIONAIS E LINGUÍSTICOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR E PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LEITURA E A OBSERVAÇÃO DE AULAS NA ESCOLA. COMO ESTAGIÁRIAS, OBJETIVAMOS APRESENTAR E REFLETIR SOBRE A PRÁTICA E OS RECURSOS UTILIZADOS PELA DOCENTE DE UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) QUE CORRESPONDE O 8° E O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM FORTALEZA. PARA O ALCANCE DOS NOSSOS OBJETIVOS, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES (6 AULAS), ANOTAÇÕES, REGISTRO FOTOGRÁFICO E ENTREVISTAMOS A PROFESSORA DA TURMA. SALIENTAMOS QUE NÃO HÁ AULAS ESPECIFICAS PARA O ENSINO DE LEITURA, POR SE TRATAR DE UMA TURMA DA EJA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE A PROFESSORA FAZ QUESTIONAMENTOS, ENVOLVENDO A PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA, A LEITURA INDIVIDUAL E COLETIVA RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES DE REGISTRO, INCENTIVANDO OS ALUNOS A FAZEREM SOZINHOS, COM O AUXÍLIO DOS COLEGAS E REALIZANDO INTERVENÇÕES QUANDO SOLICITADA. ATRAVÉS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, REFLETIMOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E NOS POSSIBILITOU PENSAR E PROPOR ESTRATÉGIAS PARA UMA POSTERIOR INTERVENÇÃO DURANTE OS ESTÁGIOS DE REGÊNCIA E FUTURAMENTE COMO DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO DE LEITURA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6654_09082019224415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DINÁ ESTER"
    "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA ESTÁGIO EM ENSINO DE LEITURA, OFERTADA AOS ALUNOS DO CURSO SEMIPRESENCIAL LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, INSTITUTO UFC VIRTUAL. NO DECORRER DA DISCIPLINA FORAM ABORDADOS ESTUDO DOS PROCESSOS E MECANISMOS SÓCIO COGNITIVOS, INTERACIONAIS E LINGUÍSTICOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR E PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LEITURA E A OBSERVAÇÃO DE AULAS NA ESCOLA. COMO ESTAGIÁRIAS, OBJETIVAMOS APRESENTAR E REFLETIR SOBRE A PRÁTICA E OS RECURSOS UTILIZADOS PELA DOCENTE DE UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) QUE CORRESPONDE O 8° E O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM FORTALEZA. PARA O ALCANCE DOS NOSSOS OBJETIVOS, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES (6 AULAS), ANOTAÇÕES, REGISTRO FOTOGRÁFICO E ENTREVISTAMOS A PROFESSORA DA TURMA. SALIENTAMOS QUE NÃO HÁ AULAS ESPECIFICAS PARA O ENSINO DE LEITURA, POR SE TRATAR DE UMA TURMA DA EJA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE A PROFESSORA FAZ QUESTIONAMENTOS, ENVOLVENDO A PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA, A LEITURA INDIVIDUAL E COLETIVA RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES DE REGISTRO, INCENTIVANDO OS ALUNOS A FAZEREM SOZINHOS, COM O AUXÍLIO DOS COLEGAS E REALIZANDO INTERVENÇÕES QUANDO SOLICITADA. ATRAVÉS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, REFLETIMOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E NOS POSSIBILITOU PENSAR E PROPOR ESTRATÉGIAS PARA UMA POSTERIOR INTERVENÇÃO DURANTE OS ESTÁGIOS DE REGÊNCIA E FUTURAMENTE COMO DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.