O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA ESTÁGIO EM ENSINO DE LEITURA, OFERTADA AOS ALUNOS DO CURSO SEMIPRESENCIAL LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, INSTITUTO UFC VIRTUAL. NO DECORRER DA DISCIPLINA FORAM ABORDADOS ESTUDO DOS PROCESSOS E MECANISMOS SÓCIO COGNITIVOS, INTERACIONAIS E LINGUÍSTICOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR E PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LEITURA E A OBSERVAÇÃO DE AULAS NA ESCOLA. COMO ESTAGIÁRIAS, OBJETIVAMOS APRESENTAR E REFLETIR SOBRE A PRÁTICA E OS RECURSOS UTILIZADOS PELA DOCENTE DE UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) QUE CORRESPONDE O 8° E O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM FORTALEZA. PARA O ALCANCE DOS NOSSOS OBJETIVOS, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES (6 AULAS), ANOTAÇÕES, REGISTRO FOTOGRÁFICO E ENTREVISTAMOS A PROFESSORA DA TURMA. SALIENTAMOS QUE NÃO HÁ AULAS ESPECIFICAS PARA O ENSINO DE LEITURA, POR SE TRATAR DE UMA TURMA DA EJA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE A PROFESSORA FAZ QUESTIONAMENTOS, ENVOLVENDO A PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA, A LEITURA INDIVIDUAL E COLETIVA RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES DE REGISTRO, INCENTIVANDO OS ALUNOS A FAZEREM SOZINHOS, COM O AUXÍLIO DOS COLEGAS E REALIZANDO INTERVENÇÕES QUANDO SOLICITADA. ATRAVÉS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, REFLETIMOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E NOS POSSIBILITOU PENSAR E PROPOR ESTRATÉGIAS PARA UMA POSTERIOR INTERVENÇÃO DURANTE OS ESTÁGIOS DE REGÊNCIA E FUTURAMENTE COMO DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA.