BILINGUISMO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA QUÍMICA ORGÂNICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59455 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 8867 "titulo" => "BILINGUISMO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA QUÍMICA ORGÂNICA" "resumo" => """ ESTE TRABALHO TRAZ A PROPOSTA DE ENSINAR QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DO BILINGUISMO, USANDO A\r\n LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL E FORTALECER O\r\n PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ALUNOS. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM ESTRUTURADAS PARA SE\r\n VALORIZAR SINAIS EM LIBRAS E CÓDIGOS DO PORTUGUÊS, INICIANDO COM UM QUESTIONÁRIO E LOGO EM\r\n SEGUIDA TRABALHANDO COM O ALFABETO EM LIBRAS. COM UM FILME E UM POEMA FOI TAMBÉM FEITO UMA\r\n REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO DE SURDOS NA SOCIEDADE. A MAIORIA DAS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS\r\n EM SALA DE AULA, SALVO DUAS VISITAS AO IF SERTÃO – PE , CAMPUS PETROLINA, ONDE FOI TRABALHADO\r\n COM AS FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DO MODELO DE BOLAS E VARETAS, ALÉM DE SE APRENDER DIVERSOS\r\n SINAIS DE LIBRAS NO TOCANTE À QUÍMICA E, DEPOIS UMA PALESTRA SOBRE AS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS\r\n PARA SURDOS COM ÊNFASE NO BILINGUISMO. PARA CONCLUIR O PROJETO FOI DESENVOLVIDO UM JOGO DE\r\n TABULEIRO BILÍNGUE. O PARTICIPANTE JOGAVA O DADO E AVANÇAVA AS CASAS DE ACORDO COM O NÚMERO\r\n OBTIDO, CASO A CASA TIVESSE UMA PENALIDADE OU PRÊMIO, ERA PRECISO FAZER ALGUM SINAL EM LIBRAS\r\n OU ACERTAR O NOME DE UM COMPOSTO ORGÂNICO/FUNÇÃO ORGÂNICA. CONCLUI-SE ENTÃO QUE O PROJETO\r\n TEVE ALGUNS IMPACTOS POSITIVOS TAIS QUAIS A MELHOR INTERAÇÃO ENTRE OUVINTES E SURDOS PRESENTES\r\n NA SALA E APRENDIZADO DE SINAIS DE LIBRAS RELACIONADO À QUÍMICA ORGÂNICA, O QUE FAVORECEU A\r\n MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO E DESCONSTRUIU A IDEIA DE QUE QUÍMICA É UMA DISCIPLINA MAÇANTE. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FILOSOFIAS EDUCACIONAIS, LIBRAS, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID8867_24072019141100.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ALVES XAVIER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO XAVIER" "autor_email" => "paulxavier2012@gmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59455 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 8867 "titulo" => "BILINGUISMO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA QUÍMICA ORGÂNICA" "resumo" => """ ESTE TRABALHO TRAZ A PROPOSTA DE ENSINAR QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DO BILINGUISMO, USANDO A\r\n LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL E FORTALECER O\r\n PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ALUNOS. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM ESTRUTURADAS PARA SE\r\n VALORIZAR SINAIS EM LIBRAS E CÓDIGOS DO PORTUGUÊS, INICIANDO COM UM QUESTIONÁRIO E LOGO EM\r\n SEGUIDA TRABALHANDO COM O ALFABETO EM LIBRAS. COM UM FILME E UM POEMA FOI TAMBÉM FEITO UMA\r\n REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO DE SURDOS NA SOCIEDADE. A MAIORIA DAS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS\r\n EM SALA DE AULA, SALVO DUAS VISITAS AO IF SERTÃO – PE , CAMPUS PETROLINA, ONDE FOI TRABALHADO\r\n COM AS FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DO MODELO DE BOLAS E VARETAS, ALÉM DE SE APRENDER DIVERSOS\r\n SINAIS DE LIBRAS NO TOCANTE À QUÍMICA E, DEPOIS UMA PALESTRA SOBRE AS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS\r\n PARA SURDOS COM ÊNFASE NO BILINGUISMO. PARA CONCLUIR O PROJETO FOI DESENVOLVIDO UM JOGO DE\r\n TABULEIRO BILÍNGUE. O PARTICIPANTE JOGAVA O DADO E AVANÇAVA AS CASAS DE ACORDO COM O NÚMERO\r\n OBTIDO, CASO A CASA TIVESSE UMA PENALIDADE OU PRÊMIO, ERA PRECISO FAZER ALGUM SINAL EM LIBRAS\r\n OU ACERTAR O NOME DE UM COMPOSTO ORGÂNICO/FUNÇÃO ORGÂNICA. CONCLUI-SE ENTÃO QUE O PROJETO\r\n TEVE ALGUNS IMPACTOS POSITIVOS TAIS QUAIS A MELHOR INTERAÇÃO ENTRE OUVINTES E SURDOS PRESENTES\r\n NA SALA E APRENDIZADO DE SINAIS DE LIBRAS RELACIONADO À QUÍMICA ORGÂNICA, O QUE FAVORECEU A\r\n MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO E DESCONSTRUIU A IDEIA DE QUE QUÍMICA É UMA DISCIPLINA MAÇANTE. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FILOSOFIAS EDUCACIONAIS, LIBRAS, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID8867_24072019141100.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ALVES XAVIER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO XAVIER" "autor_email" => "paulxavier2012@gmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }