Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BILINGUISMO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA QUÍMICA ORGÂNICA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, FILOSOFIAS EDUCACIONAIS, LIBRAS, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59455
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 653
    "inscrito_id" => 8867
    "titulo" => "BILINGUISMO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TRAZ A PROPOSTA DE ENSINAR QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DO BILINGUISMO, USANDO A\r\n
      LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL E FORTALECER O\r\n
      PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ALUNOS. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM ESTRUTURADAS PARA SE\r\n
      VALORIZAR SINAIS EM LIBRAS E CÓDIGOS DO PORTUGUÊS, INICIANDO COM UM QUESTIONÁRIO E LOGO EM\r\n
      SEGUIDA TRABALHANDO COM O ALFABETO EM LIBRAS. COM UM FILME E UM POEMA FOI TAMBÉM FEITO UMA\r\n
      REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO DE SURDOS NA SOCIEDADE. A MAIORIA DAS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS\r\n
      EM SALA DE AULA, SALVO DUAS VISITAS AO IF SERTÃO – PE , CAMPUS PETROLINA, ONDE FOI TRABALHADO\r\n
      COM AS FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DO MODELO DE BOLAS E VARETAS, ALÉM DE SE APRENDER DIVERSOS\r\n
      SINAIS DE LIBRAS NO TOCANTE À QUÍMICA E, DEPOIS UMA PALESTRA SOBRE AS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS\r\n
      PARA SURDOS COM ÊNFASE NO BILINGUISMO. PARA CONCLUIR O PROJETO FOI DESENVOLVIDO UM JOGO DE\r\n
      TABULEIRO BILÍNGUE. O PARTICIPANTE JOGAVA O DADO E AVANÇAVA AS CASAS DE ACORDO COM O NÚMERO\r\n
      OBTIDO, CASO A CASA TIVESSE UMA PENALIDADE OU PRÊMIO, ERA PRECISO FAZER ALGUM SINAL EM LIBRAS\r\n
      OU ACERTAR O NOME DE UM COMPOSTO ORGÂNICO/FUNÇÃO ORGÂNICA. CONCLUI-SE ENTÃO QUE O PROJETO\r\n
      TEVE ALGUNS IMPACTOS POSITIVOS TAIS QUAIS A MELHOR INTERAÇÃO ENTRE OUVINTES E SURDOS PRESENTES\r\n
      NA SALA E APRENDIZADO DE SINAIS DE LIBRAS RELACIONADO À QUÍMICA ORGÂNICA, O QUE FAVORECEU A\r\n
      MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO E DESCONSTRUIU A IDEIA DE QUE QUÍMICA É UMA DISCIPLINA MAÇANTE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FILOSOFIAS EDUCACIONAIS, LIBRAS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID8867_24072019141100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ALVES XAVIER DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO XAVIER"
    "autor_email" => "paulxavier2012@gmail.com"
    "autor_ies" => "IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59455
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 653
    "inscrito_id" => 8867
    "titulo" => "BILINGUISMO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TRAZ A PROPOSTA DE ENSINAR QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DO BILINGUISMO, USANDO A\r\n
      LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL E FORTALECER O\r\n
      PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ALUNOS. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM ESTRUTURADAS PARA SE\r\n
      VALORIZAR SINAIS EM LIBRAS E CÓDIGOS DO PORTUGUÊS, INICIANDO COM UM QUESTIONÁRIO E LOGO EM\r\n
      SEGUIDA TRABALHANDO COM O ALFABETO EM LIBRAS. COM UM FILME E UM POEMA FOI TAMBÉM FEITO UMA\r\n
      REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO DE SURDOS NA SOCIEDADE. A MAIORIA DAS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS\r\n
      EM SALA DE AULA, SALVO DUAS VISITAS AO IF SERTÃO – PE , CAMPUS PETROLINA, ONDE FOI TRABALHADO\r\n
      COM AS FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DO MODELO DE BOLAS E VARETAS, ALÉM DE SE APRENDER DIVERSOS\r\n
      SINAIS DE LIBRAS NO TOCANTE À QUÍMICA E, DEPOIS UMA PALESTRA SOBRE AS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS\r\n
      PARA SURDOS COM ÊNFASE NO BILINGUISMO. PARA CONCLUIR O PROJETO FOI DESENVOLVIDO UM JOGO DE\r\n
      TABULEIRO BILÍNGUE. O PARTICIPANTE JOGAVA O DADO E AVANÇAVA AS CASAS DE ACORDO COM O NÚMERO\r\n
      OBTIDO, CASO A CASA TIVESSE UMA PENALIDADE OU PRÊMIO, ERA PRECISO FAZER ALGUM SINAL EM LIBRAS\r\n
      OU ACERTAR O NOME DE UM COMPOSTO ORGÂNICO/FUNÇÃO ORGÂNICA. CONCLUI-SE ENTÃO QUE O PROJETO\r\n
      TEVE ALGUNS IMPACTOS POSITIVOS TAIS QUAIS A MELHOR INTERAÇÃO ENTRE OUVINTES E SURDOS PRESENTES\r\n
      NA SALA E APRENDIZADO DE SINAIS DE LIBRAS RELACIONADO À QUÍMICA ORGÂNICA, O QUE FAVORECEU A\r\n
      MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO E DESCONSTRUIU A IDEIA DE QUE QUÍMICA É UMA DISCIPLINA MAÇANTE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FILOSOFIAS EDUCACIONAIS, LIBRAS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID8867_24072019141100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ALVES XAVIER DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO XAVIER"
    "autor_email" => "paulxavier2012@gmail.com"
    "autor_ies" => "IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TRAZ A PROPOSTA DE ENSINAR QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DO BILINGUISMO, USANDO A LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL E FORTALECER O PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ALUNOS. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM ESTRUTURADAS PARA SE VALORIZAR SINAIS EM LIBRAS E CÓDIGOS DO PORTUGUÊS, INICIANDO COM UM QUESTIONÁRIO E LOGO EM SEGUIDA TRABALHANDO COM O ALFABETO EM LIBRAS. COM UM FILME E UM POEMA FOI TAMBÉM FEITO UMA REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO DE SURDOS NA SOCIEDADE. A MAIORIA DAS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA, SALVO DUAS VISITAS AO IF SERTÃO – PE , CAMPUS PETROLINA, ONDE FOI TRABALHADO COM AS FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DO MODELO DE BOLAS E VARETAS, ALÉM DE SE APRENDER DIVERSOS SINAIS DE LIBRAS NO TOCANTE À QUÍMICA E, DEPOIS UMA PALESTRA SOBRE AS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS PARA SURDOS COM ÊNFASE NO BILINGUISMO. PARA CONCLUIR O PROJETO FOI DESENVOLVIDO UM JOGO DE TABULEIRO BILÍNGUE. O PARTICIPANTE JOGAVA O DADO E AVANÇAVA AS CASAS DE ACORDO COM O NÚMERO OBTIDO, CASO A CASA TIVESSE UMA PENALIDADE OU PRÊMIO, ERA PRECISO FAZER ALGUM SINAL EM LIBRAS OU ACERTAR O NOME DE UM COMPOSTO ORGÂNICO/FUNÇÃO ORGÂNICA. CONCLUI-SE ENTÃO QUE O PROJETO TEVE ALGUNS IMPACTOS POSITIVOS TAIS QUAIS A MELHOR INTERAÇÃO ENTRE OUVINTES E SURDOS PRESENTES NA SALA E APRENDIZADO DE SINAIS DE LIBRAS RELACIONADO À QUÍMICA ORGÂNICA, O QUE FAVORECEU A MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO E DESCONSTRUIU A IDEIA DE QUE QUÍMICA É UMA DISCIPLINA MAÇANTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.