O PRESENTE ARTIGO BUSCA APRESENTAR AS REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS ESTABELECIDAS A PARTIR DAS RELAÇÕES ALUNO-CONTEÚDO-REALIDADE, TENDO COMO BASE A PESQUISA PRODUZIDA DURANTE O CUMPRIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I. ESTE ESTÁGIO, REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NO BAIRRO PIRAMBU- FORTALEZA/CE, PROPÕE POR MEIO DA PESQUISA ANALISAR O ESPAÇO ESCOLAR EM SUAS VERTENTES HISTÓRICAS, SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS, PROMOVENDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR, CRÍTICO E REFLEXIVO. O ENSINO DE GEOGRAFIA, NESTE ESPAÇO ESCOLAR, PODE CONDUZIR CAMINHOS PARA PROMOÇÃO DO RESPEITO E DA VALORIZAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS OU REFORÇAR SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E ALIMENTAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS, CABENDO AO PROFESSOR MEDIAR AS RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS E AS VIVÊNCIAS DOS SUJEITOS AQUI PRESENTES. ASSIM, POR MEIO DE OBSERVAÇÕES, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, DE ENTREVISTAS E ATIVIDADES PRÁTICAS A PESQUISA SE DESENVOLVEU ANALISANDO O ESPAÇO ESCOLAR E AS AULAS DE GEOGRAFIA DA REFERIDA ESCOLA. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MESMO COM A DIVERSIDADE DE TEMÁTICAS, AS AULAS MOSTRARAM UM DISTANCIAMENTO DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS, FRAGMENTANDO A APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS E DIFICULTANDO A (RE) AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS DESTES SUJEITOS. ESTA SITUAÇÃO FOI REFORÇADA PELA AUSÊNCIA DE INICIATIVAS VOLTADAS À INCLUSÃO SOCIAL E A PROPAGAÇÃO DA TOLERÂNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR, MOSTRANDO A NECESSIDADE DE AÇÕES COLETIVAS DESENVOLVIDAS ENTRE PROFESSORES, ALUNOS, GESTÃO ESCOLAR E COMUNIDADE EM GERAL.