O PRESENTE ARTIGO BUSCA DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE FRAÇÃO PARA O COTIDIANO DOS
ALUNOS E ASSIM PARA O DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO, A PONTO DE ESTIMULAR OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM
DE FRAÇÕES DE UMA MANEIRA MAIS LÚDICA ATRAVÉS DO JOGO DOMINÓ DE FRAÇÕES, MOSTRANDO AOS EDUCADORES
E AOS EDUCANDOS QUE MATERIAL CONCRETO E LUDICIDADE SÃO PRIMORDIAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE
FRAÇÃO, ESPECIFICAMENTE O JOGO “DOMINÓ DE FRAÇÃO” AO ENSINO DE FRAÇÃO NO 5º ANO, NA ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ILTA MARIA, NA CIDADE DE IGARAPÉ AÇU – PA. O APORTE TEÓRICO
SE ALICERÇA NOS AUTORES STRUIK (1989); NUNES & BRYANT (1997); BOYER (2012/1996); OLIVEIRA (2007);
BRENELLI (2008), E OUTROS QUE DIZEM QUE O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE FRAÇÃO É PRECISO O
RECONHECIMENTO DE SEU USO EM DIVERSAS SITUAÇÕES E EM DIFERENTES CONTEXTOS, TRAZENDO UMA PROPOSTA
METODOLÓGICA UMA REFLEXÃO NO SENTIDO DE QUE O CONHECIMENTO DE FRAÇÃO, SEJA SIGNIFICATIVO EM
DINÂMICA E ATIVIDADES EM SALA DE AULA, SENDO O DISCENTE ESTIMULADO PELA COOPERAÇÃO E NÃO PELA COAÇÃO.
A RELEVÂNCIA DO ARTIGO, PREDIZ COM INTUITO DE CONTRIBUIR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES,
UTILIZANDO O JOGO “DOMINÓ DE FRAÇÕES” COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PRÁTICA DE ENSINO
APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA.